TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Segurança de pedestres nos corredores do BRT foi tema de debate

PBH afirmou que não pretende implantar novas passarelas nas avenidas que receberão o sistema

segunda-feira, 2 Dezembro, 2013 - 00:00

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário debateu, nesta segunda-feira (2/12), a segurança de pedestres nas avenidas contempladas com o Bus Rapid Transit (BRT). Segundo os representantes da Sudecap e da BHTrans, o tráfego de pedestres nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I deve continuar a ocorrer no nível do semáforo, sem a instalação de passarelas. Das avenidas contempladas pelo BRT, apenas a Cristiano Machado terá a travessia de pedestres por meio de passarelas, que já haviam sido implantadas anteriormente pelo governo do Estado.

De acordo com o Executivo Municipal, as passagens elevadas aumentam o trajeto a ser percorrido pelos pedestres, o que acaba inibindo o seu uso. Além disso, a Prefeitura informou que uma consultoria na área de segurança acompanha a implantação do sistema BRT, garantindo o acesso adequado de pedestres às estações de passageiros.

De acordo com a gerente de Implantação de Corredores e Estações da BHTrans, Celina Andrade Perdigão Costa, o Executivo adota as “melhoras práticas” desenvolvidas ao redor do mundo na implantação do BRT. Para aproveitar-se do conhecimento internacionalmente acumulado, a Prefeitura esteve, durante o desenvolvimento do projeto do BRT, em contato com especialistas das cidades de Cáli e Bogotá, consideradas exemplos de sucesso no gerenciamento do trânsito. A BHTrans também explicou que estão sendo implantados detectores de avanço de veículos, para garantir a segurança dos pedestres.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e líder do governo na Casa, Wagner Messias “Preto” (DEM), defendeu que o BRT deve ser inaugurado com a travessia de pedestres no nível do solo, uma vez que, segundo ele, Belo Horizonte tem adotado procedimentos internacionalmente reconhecidos como seguros. Ele afirmou, ainda, que, caso sejam percebidos eventuais problemas na segurança de transeuntes, eles deverão ser corrigidos com o sistema BRT já em atividade.

Já o 1º vice-presidente da Câmara, Wellington Magalhães (PTN), defendeu a instalação de passarelas para pedestres nas vias contempladas pelo BRT. Ele afirmou que vai requerer uma audiência pública externa a ser realizada na região da Avenida Antônio Carlos para discutir o tema junto à comunidade local.

Tempo dos semáforos

O vereador Silvinho Rezende (PT), que teve a iniciativa de chamar o debate, cobrou da BHTrans a ampliação do tempo para travessia de pedestres nas vias onde o BRT está em fase de implantação, principalmente nas áreas de maior fluxo de pessoas, como na entrada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e nas proximidades do Conjunto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), que abriga mais de 5 mil moradores, e do Via Brasil, na Avenida Pedro I.

O gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans Rogério Carvalho Silva, explicou que o Centro de Controle da BHTrans irá monitorar o trânsito nas vias contempladas pelo BRT, sendo possível, caso necessário, alterar o tempo dos semáforos. Ele também explicou que o BRT vai garantir maior confiabilidade à previsão de horários dos ônibus, graças ao controle informatizado do sistema de transporte coletivo, que contará com GPS nos ônibus e também permitirá a comunicação entre o motorista e o Centro de Controle. A BHTrans garantiu, ainda, que as viagens de coletivo serão mais rápidas que as de automóvel nas vias contempladas pelo BRT.

Previsão de início das atividades

O vereador Wellington Magalhães lembrou que o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror, havia garantido a entrega das obras do novo modelo de transporte coletivo até fevereiro do ano que vem, e cobrou da Prefeitura o cumprimento da data.

Segundo o diretor de Ação Regional e Operações da BHTrans, Edson Amorim de Paula, o BRT começará a operar no dia 15 de fevereiro de 2014, e a cada 15 dias serão implantadas mudanças no sistema de transporte público até que o novo sistema esteja totalmente em funcionamento em abril.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional