MEIO AMBIENTE

Câmara discutiu a implantação de ecotelhados na capital

Técnica combate impermeabilização do solo e reduz ilhas de calor

terça-feira, 10 Dezembro, 2013 - 00:00
Técnica combate impermeabilização do solo e reduz ilhas de calor

Técnica combate impermeabilização do solo e reduz ilhas de calor

A implantação de ecotelhados em edificações de Belo Horizonte foi tema de audiência pública realizada nesta terça-feira (10/12), na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Também conhecidos como telhados verdes, as estruturas contribuem para a retenção de água das chuvas e para a diminuição do problema da impermeabilização da cidade. Requerida pelo vereador Marcelo Aro (PHS), a audiência foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana.

Ecotelhados são coberturas de vegetação, como gramados ou jardins, implantadas sobre lajes de casas e edifícios. De acordo com o biólogo Mateus Silva, a técnica melhora o aspecto paisagístico da cidade, além de contribuir para a diminuição de ilhas de calor, para a redução do escoamento superficial e do risco de enchentes. A fotossíntese das plantas, além disso, favoreceria a conversão de dióxido de carbono (CO2), causador do efeito estufa, em oxigênio (O2).

Projeto de Lei

Atualmente, tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte o PL 598/13, de autoria de Marcelo Aro, que propõe criar o Programa de Incentivo à Adoção de Ecotelhados. Pronto para ser votado em plenário, em 1º turno, o projeto prevê a oferta de cursos para divulgar a técnica, além da concessão de incentivos fiscais a empreendimentos que optarem pela adoção dos telhados verdes.

O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araújo, avaliou positivamente o projeto. Segundo ele, a medida serviria para regulamentar melhor políticas já adotadas na cidade. Atualmente, a construção de telhados verdes é uma das ações compensatórias exigidas pelo poder público para empreendimentos imobiliários que, por diferentes razões, não preservam o percentual mínimo de área permeável exigido para o terreno. Vasco Araújo se dispôs ainda a analisar de forma mais aprofundada o projeto, de maneira a contribuir com eventuais sugestões de melhorias.

Encaminhamentos

Para Marcelo Aro, audiência foi importante porque abriu espaço para que o poder público dialogasse com a população, na busca pela definição conjunta de alternativas capazes de favorecer a implantação dos ecotelhados em Belo Horizonte. O vereador, além disso, afirmou que vai solicitar reunião com representantes da  Secretaria Municipal de Comunicação, no intuito discutir medidas para reforçar as campanhas de conscientização ambiental em Belo Horizonte.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional