AUDIÊNCIA PÚBLICA

Técnicas para limpeza da Lagoa da Pampulha serão debatidas na Comissão Especial

Participantes da licitação exporão métodos a serem utilizados

terça-feira, 29 Outubro, 2013 - 00:00
Poluição e mau cheiro da represa afetam moradores e frequentadores; limpeza da água deve começar em 60 dias

Poluição e mau cheiro da represa afetam moradores e frequentadores; limpeza da água deve começar em 60 dias

As propostas técnicas das empresas concorrentes no edital para limpeza e despoluição das águas da Lagoa da Pampulha serão apresentadas amanhã (quarta-feira, 30/10) em audiência pública da Comissão Especial de Estudos constituída para acompanhar as intervenções na represa. O encontro dará continuidade às discussões iniciadas no dia 18/10, e deverá reunir representantes das empresas, Prefeitura, especialistas e moradores a partir das 13h30, no Plenário Camil Caram.

De acordo com o presidente da Comissão Especial, Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), a continuação dos debates foi encaminhada na audiência pública do último dia 18/10, que discutiu os procedimentos e os impactos do desassoreamento e da despoluição da Lagoa. O novo encontro tem a finalidade de conhecer e discutir os diferentes métodos que poderão ser utilizados por cada uma das três empresas concorrentes no edital de licitação da Prefeitura para limpeza da água, que deverá ser concluído até o início de novembro.

Naquela ocasião, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) explicou que um aumento temporário da poluição das águas já era esperado durante o processo de desassoreamento, que irá retirar cerca de 800 m³ de lama do leito da represa, em função da movimentação dos sedimentos, mas que o processo de limpeza e tratamento da água, a ser implantado em até 60 dias, deverá minimizar os transtornos aos moradores. A intervenção tem duração prevista de 22 meses, sendo 10 de limpeza e 12 de manutenção.

Residente na região, Sérgio Fernando destacou o mau cheiro da Lagoa, que só será solucionado com a limpeza da água, e afirmou que os moradores querem conhecer as propostas apresentadas, as tecnologias utilizadas, os resultados esperados e os possíveis impactos para a região. Para esclarecer e tirar dúvidas da população e dos vereadores, a Comissão Especial convidou as três empresas participantes da licitação (Consórcio Pampulha Viva, Consórcio Vilasa Petroclean e DT Engenharia de Empreendimento Ltda).

Convidados

Além das empresas concorrentes, foram convidados para participar do debate os secretários municipais de Governo, Josué Costa Valadão; de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror; de Meio Ambiente, Délio Malheiros; e da Regional Pampulha, Humberto Pereira; o Presidente do Consórcio de Recuperação da Bacia da Lagoa da Pampulha, Carlos Augusto Moreira, além de representantes da Associação Amigos da Pampulha (Apam), ONG Somos Pampulha e associações comunitárias dos bairros da região.

A requerimento de Sérgio Fernando, aprovado na última reunião ordinária da Comissão Especial, foram incluídos na lista de convidados representantes dos clubes esportivos e de lazer localizados na orla ou próximos à Lagoa.

Superintendência de Comunicação Institucional