AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, remoção das capivaras da Lagoa da Pampulha

Serão recolhidos 90% dos animais, mas sua destinação ainda não foi definida

sexta-feira, 13 Setembro, 2013 - 00:00
Serão recolhidos 90% dos animais, mas sua destinação ainda não foi definida

Serão recolhidos 90% dos animais, mas sua destinação ainda não foi definida

Na próxima segunda-feira (16/9), a Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais realizará audiência pública, às 19h, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir a remoção das capivaras que vivem às margens da Lagoa da Pampulha. A audiência foi requerida pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), presidente da Comissão.

A remoção de cerca de 150 capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha já vem sendo discutida desde o mês passado, devido aos riscos à saúde humana e danos causados aos jardins de Burle Marx. Na contramão dos ativistas da defesa animal, a Prefeitura de Belo Horizonte está elaborando edital, em conjunto com a Fundação Zoobotânica, para definir como será enfrentado o problema. "Esse é um tema que envolve a saúde pública e os direitos dos animais e, por isso, precisa ser debatido com órgãos e grupos interessados, para que possamos chegar a uma solução comum", afirmou o presidente da Comissão, vereador Sérgio Fernando.

A retirada dos roedores não deve ocorrer em setembro, como previa inicialmente a Prefeitura, devido ao atraso na entrega dos editais. Um estudo biológico, sob supervisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), irá auxiliar na escolha da empresa responsável pela retirada das capivaras.

Além do remanejamento de 90% dos animais, a empresa que vencer a licitação deverá fazer o controle do número de animais remanescentes na lagoa. Mas, a destinação dos roedores recolhidos ainda não foi definida. Todo o processo custará cerca de R$ 500 mil, segundo estimativa da Prefeitura. 

Foram convidados para a audiência ativistas da defesa animal, Prefeitura, Secretarias Municipais de Governo, Saúde e Meio Ambiente, Regional Pampulha, Comissão de Direitos dos Animais da OAB, ONGs e Fundação Zoobotânica.

Superintendência de Comunicação Institucional