AUDIÊNCIA PÚBLICA

Funcionamento de radares de avanço de sinal será discutido por comissão

Tempo de permanência da luz amarela desrespeita regra do Denatran

sexta-feira, 9 Agosto, 2013 - 00:00
Funcionamento de radares de avanço de sinal será discutido por comissão

Funcionamento de radares de avanço de sinal será discutido por comissão

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza audiência pública nesta segunda-feira (12/8), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir funcionamento de radares de avanço de sinal. Segundo denúncia feita pelo jornal O Tempo, em 16 de maio de 2013, a permanência da luz amarela do semáforo é de apenas dois segundos, contrariando recomendação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A reunião foi solicitada pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC).

Belo Horizonte tem 39 detectores de avanço em funcionamento. Apenas nos três primeiros meses do ano, a infração por avanço de sinal foi registrada 31.886 vezes pelos equipamentos, segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). No entanto, motoristas alegam que o número elevado de autuações não se deve apenas à imprudência. Em muitos casos, a explicação dada por eles está no tempo reduzido entre a iluminação verde e a vermelha.

Não há lei que regulamente o tempo de permanência da luz amarela no semáforo. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no entanto, recomenda, em um manual dirigido aos órgãos de trânsito de todo país, que em vias com velocidade permitida de até 60 km/h, o tempo seja de pelo menos quatro segundos.

São esperados para o debate na Câmara o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão, e o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.

Superintendência de Comunicação Institucional