MEIO AMBIENTE

Parque da Matinha, no Bairro União, será tema de audiência pública externa

Situação de abandono de terrenos no entorno da área verde preocupa moradores

terça-feira, 4 Junho, 2013 - 00:00
foto do parque da matinha

foto do parque da matinha

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana irá realizar hoje (5/6), às 19h, audiência pública externa com a participação da sociedade civil e do Executivo para debater a situação dos lotes e construções localizados no entorno do Parque da Matinha, unidade de conservação da natureza situada no Bairro União, região Nordeste de Belo Horizonte. A Escola Municipal Professora Maria Modesto Cravo, na Avenida Doutor Júlio Otaviano Ferreira, 1.085, Bairro Cidade Nova, foi o local escolhido para receber a reunião em que serão debatidas denúncias sobre o abandono dos terrenos localizados nas proximidades do parque, bem como as possíveis soluções para o problema.

Segundo reclamações de moradores, os terrenos vêm sendo utilizados para depósito de lixo e como ponto de uso e venda de drogas. Além disso, construções em situação de possível irregularidade e ocupação por moradores em situação de rua de espaços abandonados têm preocupado a vizinhança. Durante a reunião, o vereador Leonardo Mattos (PV), solicitante da audiência, pretende discutir a possibilidade de essas áreas serem declaradas de utilidade pública e de interesse socioambiental, possibilitando sua incorporação à área do Parque da Matinha.

Parque da Matinha

Criado em 1991 pelo decreto municipal 6.780, o parque é fruto de intensa mobilização da comunidade e ocupa, hoje, área de aproximadamente 15.700 metros quadrados. O espaço, que é referência ambiental em Belo Horizonte, abriga exemplares da Mata Atlântica e uma fauna composta por pequenos mamíferos como o mico-estrela, e aves, como o sabiá-branco.

Superintendência de Comunicação Institucional