Morre o ex-vereador Elias Murad
Parlamentar notabilizou-se pelo combate às drogas
Vereador Elias Murad em Plenário da Câmara Municipal
O médico e professor, ex-vereador e ex-deputado Elias Murad morreu no último sábado (27/4), aos 87 anos, vítima de pneumonia, sendo sepultado no domingo, no Cemitério Parque da Colina. Murad foi deputado federal por quatro legislaturas (1987-1991, 1991-1995, 1995-1999 e 1999-2003) e vereador de Belo Horizonte a partir de 2004, por duas legislaturas. Foi filiado ao PTB, de 1987-1989 e, posteriormente, até o fim da vida, ao PSDB.
Nascido na cidade mineira de Rio Vermelho e conhecido como “Professor Elias Murad”, José Elias Murad graduou-se em Medicina e Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Especialização em Psicofarmacologia pela Universidade de Paris (França), Especialização em Bioquímica Cerebral pela Universidade do Texas (EUA), e Especialização em Planejamento Familiar pela Universidade do Colorado (EUA). Também foi professor da UFMG e da Faculdade de Ciências Médicas e professor convidado da Universidade do Mississipi, EUA.
Em sua trajetória política, Murad ficou conhecido por defender a saúde pública, especialmente o combate às drogas. Vários projetos de lei de autoria do parlamentar vivaram leis municipais, como a Lei 10.149/2011, que obriga a afixação, em academias de ginástica, centros esportivos e estabelecimentos similares, de cartaz com advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes; a Lei 10.138/2011, sobre a obrigatoriedade de os clubes sociais, centros esportivos e similares exibirem avisos sobre perigos da exposição indevida da pele humana ao sol, e a Lei 9.197/2006, sobre a proibição da comercialização de álcool líquido em drogarias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais no Município. Elia Murad ainda fundou e presidiu a ABRAÇO – Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas.
Superintendência de Comunicação Institucional