AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai discutir situação das árvores na Bernardo Monteiro

Espécies do gênero fícus estariam sendo podadas sob alegação de “pragas”

quarta-feira, 10 Abril, 2013 - 00:00

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai realizar audiência pública amanhã (quinta-feira, 11/4), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir a situação da arborização da Avenida Bernardo Monteiro, na Área Hospitalar de Belo Horizonte. Membros da comissão afirmam que têm recebido denúncias de corte e/ou poda agressiva nas árvores daquele logradouro, sob alegação de que estão infestadas por ‘pragas’. A audiência foi requerida pelos vereadores Leonardo Mattos (PV), Pedro Patrus (PT) e Adriano Ventura (PT).

Serão discutidos os fundamentos técnicos que justificam a operação de supressão, corte e poda das árvores, tendo em vista a necessidade de preservação das árvores sadias desse importante patrimônio ambiental da cidade; a repercussão urbana e o impacto, no meio ambiente, da construção do Terminal Rodoviário Metropolitano de Transporte Bernardo Monteiro, com vistas a atender também a integração metropolitana com o Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT).

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município, em 26 de março, decreto de situação de emergência em árvores do gênero fícus da capital por infestação pela mosca Singhiella sp, conhecida como mosca-branca-do-ficus (seria o caso das árvores da Bernardo Monteiro). O decreto tem validade de 180 dias a partir da data de publicação. Segundo a Prefeitura, o objetivo da medida é acelerar os processos de aquisição de serviços ou produtos que ajudem no combate à praga e, além de priorizar o assunto nos setores que têm competência para ajudar, envolver órgãos federais e estaduais no caso.

Para a audiência foram convidados representantes da Prefeitura; dos conselhos municipais do Meio Ambiente e de Política Urbana; da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A  (BHTrans); da Defesa Civil Municipal; da Ouvidoria Ambiental de Minas Gerais; do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo; da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Superintendência de Comunicação Institucional