Participação Cidadã

Universitários participam de reunião para formação de monitores do Projeto Parlamento Jovem

Futuros monitores recebem capacitação em temas como processo legislativo

segunda-feira, 18 Fevereiro, 2013 - 00:00
Universitários monitores do Parlamento Jovem recebem treinamento na CMBH

Universitários monitores do Parlamento Jovem recebem treinamento na CMBH

Capacitar alunos da PUC Minas a transmitir informações políticas para estudantes do ensino médio de Belo Horizonte é o objetivo da série de palestras que teve início segunda-feira (18/2), na Câmara Municipal. A iniciativa faz parte do projeto Parlamento Jovem BH (PJBH), que, anualmente, desde 2010, permite que estudantes do ensino médio participem da discussão e proposição legislativa, sugiram ações aos parlamentos municipal e estadual e, ainda, reflitam sobre sua responsabilidade cidadã na construção da democracia brasileira. Na atual fase do projeto, os alunos da PUC Minas recebem capacitação em temas como processo legislativo, democracia, participação e cidadania. O objetivo é qualificá-los para orientar os participantes do PJBH na elaboração de propostas legislativas, que serão apresentadas à Câmara Municipal, em um primeiro momento, e à Assembleia Legislativa, na fase posterior.

O tema debatido com os universitários nesta primeira reunião foi Estado Moderno e Poder Legislativo, abarcando questões pertinentes à organização do Estado brasileiro e às competências dos poderes da República. A palestra foi ministrada por Sulavan Fornazier, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal.

A cada ano o projeto propõe um tema como foco das proposições legislativas dos alunos. Na edição 2013, o assunto é “Cidades Sustentáveis – desafios para as novas gerações”. Após a série de oficinas e reuniões que será realizada na Câmara, na PUC Minas e nas escolas envolvidas, o esperado é que os jovens de ensino médio sejam capazes de formular sugestões de propostas legislativas sobre uso e conservação da água; produção e consumo; e gestão do espaço urbano e rural.

Ao final do projeto, as sugestões de proposição dos estudantes são apresentadas à Comissão de Participação Popular e podem gerar leis, requerimentos e representações, mas, como salienta Sandra Campos, da Seção de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo, o mais importante é conscientizá-los para a participação cidadã, não apenas no momento eleitoral, como em todas as etapas do processo democrático, qualificando-os para atuarem politicamente ao longo de suas trajetórias de vida.

Neste ano, cem alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares vão integrar o Parlamento Jovem. As unidades de ensino participantes são Sistema Piaget de Ensino, Colégio Maximus Palmares, Escola Estadual Margarida Brochado e Escola Estadual Henrique Diniz.

Conheça o Parlamento Jovem BH

O PJBH é realizado pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e integra o Parlamento Jovem de Minas, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceira com a PUC Minas.

Depois do período de qualificação, por meio de minicursos ministrados pela Câmara Municipal e pela PUC Minas, estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Ciências Sociais e Serviço Social devem estar preparados para atuar como monitores, transmitindo os conhecimentos apreendidos aos alunos de ensino médio de quatro escolas da capital, por meio de oficinas e reuniões. Ao final da etapa municipal do projeto, é esperado que os participantes estejam qualificados para uma atuação política efetivamente cidadã.

Superintendência de Comunicação Institucional