TV CÂMARA

Perfil da família mineira e terceiro setor são temas dos programas da semana

Assista ao Câmara Debate e ao Câmara Entrevista no canal 11 (cabo)

quarta-feira, 16 Janeiro, 2013 - 00:00

O novo perfil da família mineira é o tema do Câmara Entrevista desta quinta-feira (17/1), às 18h. O programa vai discutir o novo formato familiar no estado e o último censo realizado pelo IBGE, que constatou uma mudança significativa no perfil das famílias brasileiras. Os dados apontam que o antigo e tradicional modelo vem sendo substituído por novas formações familiares, compostas por pessoas divorciadas, filhos de apenas um dos cônjuges, pais solteiros e casais homoafetivos.

Os resultados da última pesquisa do IBGE indicam mudanças demográficas, como queda da taxa de fecundidade e ingresso crescente da mulher no mercado de trabalho. A diminuição da burocracia no divórcio também contribuiu para mudar o perfil das famílias brasileiras: o número de divorciados quase dobrou em 10 anos, passando de 1,7% para 3,1% da população, enquanto os casados caíram de 37% para 34,8%. Também houve aumento das famílias formadas por casais sem filhos, que passaram de 15% para 20,2%. No entanto, o arranjo familiar mais comum continua a ser o de casais com filhos: 63% em 2000 e 55% em 2010.

Para analisar esses dados e debater o novo perfil da família mineira, foram convidados a pesquisadora e demógrafa do IBGE, Luciene Longo, a cientista política do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Mulher da UFMG, Clarisse Goulart e o vereador Bruno Miranda (PDT), autor de projetos e leis relacionados à família e a políticas públicas.

O Câmara Entrevista tem reprises nas terças e quintas-feiras às 6h30, nas segundas, quartas e sextas-feiras às 18h, aos sábados às 7h30 e aos domingos às 17h.

Câmara Debate

Por sua vez, o Câmara Debate desta sexta-feira (18/1) terá como tema o Terceiro Setor: o trabalho das organizações não governamentais, as dificuldades para as entidades se manterem e as principais demandas do setor. Também serão discutidos a importância do trabalho voluntário e a atual legislação que trata do assunto. O programa vai ao ar às 18h.

O termo Terceiro Setor é frequentemente associado a instituições sem fins lucrativos que promovem ações voltadas ao bem comum. O conceito não está incorreto, mas gera controvérsias, já que existem inúmeras explicações para definir o termo. No Brasil, por exemplo, para ser definida como uma instituição sem fins lucrativos é necessário que ela reúna características específicas, conforme a Constituição Federal.   

Para debater o assunto, foram convidados o professor e cientista social Daniel Guimarães e Silva, que apresenta o programa "Sociedade Solidária", da Legião da Boa Vontade (LBV); o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Alianças Intersetoriais do Ministério Público de Minas Gerais (CAOTS-MG), Tomáz de Aquino Resende; a diretora da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), Sollange Bottaro; além do vereador eleito Professor Wendel (PSB), que possui experiência na área.

O Câmara Debate é reapresentado nas segundas, quartas e sextas às 6h30, nas terças e quintas às 18h, nos sábados às 17h30 e domingos às 7h.

Superintendência de Comunicação Institucional