População é convidada a conhecer atividades e dependências da Casa
Grupos e indivíduos podem fazer visitas programadas

Câmara Municipal compromete-se com a promoção da cidadania
Coordenado pela Escola do Legislativo da CMBH, o projeto Visite a Câmara recebe periodicamente a visita de indivíduos e grupos com o objetivo de promover a interação participativa e aproximar os diversos setores da sociedade ao parlamento. Ao manter as portas sempre abertas à população, além de reafirmar-se como a legítima casa do povo belo-horizontino a Câmara Municipal compromete-se com a promoção da cidadania e com o incentivo do exercício democrático consciente.
Além de conhecer os plenários, gabinetes, salão nobre e demais instalações da Casa, grupos de estudantes, membros de entidades e associações ou mesmo indivíduos têm a oportunidade de acompanhar a atividade do plenário e das comissões, além de conversar com vereadores e participar de palestras, conhecendo ou esclarecendo suas dúvidas sobre as funções e o funcionamento do legislativo municipal.
As visitas são orientadas por servidores, que apresentam aos participantes a Casa e sua estrutura funcional, e contam com a participação dos próprios parlamentares, que ajudam a mostrar o papel do vereador e as formas e instrumentos de que os cidadãos dispõem para participar ativamente dos processos decisórios no âmbito do Legislativo, poder que abrange a pluralidade de ideias e promove os debates sobre os rumos da cidade.
Promoção da cidadania
A psicóloga e educadora Cérise Alvarenga, que acompanhou os alunos da Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), com idade média de 16 anos,destacou a importância da visita na formação dos jovens. “Ao conhecer de perto a Câmara, eles descobrem a função do poder legislativo e sua relevância no processo democrático, além de diminuir a distância entre a sociedade e os políticos”, enfatizou.
Segundo o estudante Wallace Henrique, 17 anos, que participou da atividade, a interação com a CMBH acrescentou conhecimento à sua formação. “Foi muito interessante aprender como são feitas as leis e saber que nós podemos inclusive sugerir propostas, como foi o caso da Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular”, disse. A aluna Stefany da Conceição, 16 anos, disse que mudou a imagem que tinha da Câmara Municipal. “Percebi que nós precisamos participar mais da vida política da nossa cidade, pois nem sempre o que se diz na mídia é suficiente para a nossa informação”, comentou.
Como participar
As inscrições para o projeto Visite a Câmara são abertas a escolas, instituições, empresas e entidades, além de pessoas físicas interessadas em conhecer e interagir com o parlamento municipal. Essa modalidade de visita fica condicionada a inscrição de no mínimo 25 pessoas e o cidadão deverá escolher dentre as datas previamente agendadas.
As visitas são realizadas às quartas-feiras à tarde ou terças e quintas-feiras pela manhã. Para mais informações e agendamento de visita, entre em contato pelos telefones (31) 3555-1255, (31) 3555-1466 ou pelo e-mail escoladolegislativo@cmbh.mg.gov.br. Os formulários de inscrição estão disponíveis no portal da CMBH.
Superintendência de Comunicação Institucional