Carreteiros terão número de vagas ampliado em Santa Efigênia
Vereadores conseguiram compromisso da BHtrans de aumentar espaço

Vereadores conseguiram compromisso da BHtrans de aumentar espaço para veículos de aluguel na Avenida Churchill
A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana reuniu-se nesta quinta-feira (22/11) com os carreteiros que ocupam áreas permitidas nas avenidas Churchill e Contorno, nas proximidades da Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia. O encontro aconteceu no local destinado ao estacionamento dos veículos de aluguel e tratou da ampliação do número de vagas para a categoria.
Os transportadores demandam o cumprimento do acordo firmado com o poder público em 2009, ano em que a atividade fora proibida no entorno da Praça Floriano Peixoto e transferida para as avenidas Churchill e Contorno. “Há cerca de três anos, quando da reforma da Praça Floriano Peixoto, fomos transferidos, o que diminuiu a procura pelo serviço; no entanto, a Prefeitura se comprometeu com a construção de instalações sanitárias e com a revisão periódica do espaço para adequá-lo às nossas necessidades, o que nunca ocorreu”, explica Wallison Simões, que começou a trabalhar como ajudante de carreteiro e, hoje, tem seu próprio caminhão graças à renda aferida com a prestação do serviço.
Durante a visita ao local, os vereadores Leonardo Matos (PV), Elaine Matozinhos (PTB) e Bruno Miranda (PDT) cobraram da BHTrans a ampliação das vagas para os veículos de aluguel e solicitaram à Regional Centro-Sul a disponibilização de banheiro para os trabalhadores.
Área ampliada
A gerente de Operações da Área Central da BHtrans, Maria Odila de Matos, explicou que o retorno dos carreteiros para o entorno da Praça Floriano Peixoto não será possível por conta dos impactos negativos que a medida causaria no trânsito e pelas determinações do Código de Trânsito Brasileiro, que restringe estacionamento nesse tipo de área. Entretanto, ficou decidido que nos próximos dias o local destinado a veículos de aluguel na Avenida Churchill será ampliado em cerca de 60 metros. “Uma equipe da BHTrans estará em breve na área para adequar a sinalização ao aumento do espaço reservado para os serviços de transporte”, explicou Maria Odila.
Com relação à demanda de uma instalação sanitária para os carreteiros, os vereadores sugeriram que o banheiro existente na Praça Floriano Peixoto esteja disponível para a categoria. Uma alternativa seria a instalação de um ponto de apoio aos caminhoneiros na própria avenida.
O gerente de Fiscalização Integrada da Regional Centro-Sul, Jairo Aguiar Braga, explicou que o uso do banheiro da Praça pelos carreteiros é uma proposta factível e será objeto de estudo pela Prefeitura. Entretanto, a criação de um ponto de apoio demandaria mudança na legislação, uma vez que, atualmente, essas instalações são previstas apenas para taxistas e funcionários de coletivos.
Ao final da reunião, os carreteiros ficaram satisfeitos com a atuação dos vereadores em seu favor, no entanto, demonstraram receio de que, no futuro, o seu espaço de trabalho seja restringido com a inauguração de um hospital que está sendo construído na Avenida Churcill. A esse respeito, os trabalhadores tiveram o compromisso dos parlamentares de que a Câmara irá atuar no sentido de impedir prejuízos à categoria.
Superintendência de Comunicação Institucional