CAMINHÕES DE ALUGUEL

Carreteiros terão número de vagas ampliado em Santa Efigênia

Vereadores conseguiram compromisso da BHtrans de aumentar espaço

quinta-feira, 22 Novembro, 2012 - 00:00
Vereadores conseguiram compromisso da BHtrans de aumentar espaço para veículos de aluguel na Avenida Churchill

Vereadores conseguiram compromisso da BHtrans de aumentar espaço para veículos de aluguel na Avenida Churchill

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana reuniu-se nesta quinta-feira (22/11) com os carreteiros que ocupam áreas permitidas nas avenidas Churchill e Contorno, nas proximidades da Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia. O encontro aconteceu no local destinado ao estacionamento dos veículos de aluguel e tratou da ampliação do número de vagas para a categoria.

Os transportadores demandam o cumprimento do acordo firmado com o poder público em 2009, ano em que a atividade fora proibida no entorno da Praça Floriano Peixoto e transferida para as avenidas Churchill e Contorno. “Há cerca de três anos, quando da reforma da Praça Floriano Peixoto, fomos transferidos, o que diminuiu a procura pelo serviço; no entanto, a Prefeitura se comprometeu com a construção de instalações sanitárias e com a revisão periódica do espaço para adequá-lo às nossas necessidades, o que nunca ocorreu”, explica Wallison Simões, que começou a trabalhar como ajudante de carreteiro e, hoje, tem seu próprio caminhão graças à renda aferida com a prestação do serviço.

Durante a visita ao local, os vereadores Leonardo Matos (PV), Elaine Matozinhos (PTB) e Bruno Miranda (PDT) cobraram da BHTrans a ampliação das vagas para os veículos de aluguel e solicitaram à Regional Centro-Sul a disponibilização de banheiro para os trabalhadores.

Área ampliada

A gerente de Operações da Área Central da BHtrans, Maria Odila de Matos, explicou que o retorno dos carreteiros para o entorno da Praça Floriano Peixoto não será possível por conta dos impactos negativos que a medida causaria no trânsito e pelas determinações do Código de Trânsito Brasileiro, que restringe estacionamento nesse tipo de área. Entretanto, ficou decidido que nos próximos dias o local destinado a veículos de aluguel na Avenida Churchill será ampliado em cerca de 60 metros. “Uma equipe da BHTrans estará em breve na área para adequar a sinalização ao aumento do espaço reservado para os serviços de transporte”, explicou Maria Odila.

Com relação à demanda de uma instalação sanitária para os carreteiros, os vereadores sugeriram que o banheiro existente na Praça Floriano Peixoto esteja disponível para a categoria. Uma alternativa seria a instalação de um ponto de apoio aos caminhoneiros na própria avenida.

O gerente de Fiscalização Integrada da Regional Centro-Sul, Jairo Aguiar Braga, explicou que o uso do banheiro da Praça pelos carreteiros é uma proposta factível e será objeto de estudo pela Prefeitura. Entretanto, a criação de um ponto de apoio demandaria mudança na legislação, uma vez que, atualmente, essas instalações são previstas apenas para taxistas e funcionários de coletivos.

Ao final da reunião, os carreteiros ficaram satisfeitos com a atuação dos vereadores em seu favor, no entanto, demonstraram receio de que, no futuro, o seu espaço de trabalho seja restringido com a inauguração de um hospital que está sendo construído na Avenida Churcill. A esse respeito, os trabalhadores tiveram o compromisso dos parlamentares de que a Câmara irá atuar no sentido de impedir prejuízos à categoria.

Superintendência de Comunicação Institucional