PARTICIPAÇÃO POPULAR

Comissão aprova audiência sugerida por vereadores mirins

Será discutido o estacionamento gratuito para professores e funcionários de escolas
 

sexta-feira, 15 Junho, 2012 - 00:00

Na reunião desta sexta-feira (15/6), a Comissão de Participação Popular aprovou sugestão apresentada pelos jovens participantes do projeto Câmara Mirim. A proposição requer a realização de uma audiência pública, ainda sem data definida, com objetivo de debater a importância de se oferecer estacionamento gratuito aos professores e demais funcionários da Prefeitura lotados nas escolas. Estavam presentes os vereadores Márcio Almeida (PRP), Silvia Helena (PPS), Pricila Teixeira (PTB), Bruno Miranda (PDT) e João Bosco Rodrigues, o “João Locadora” (PT).

O Projeto Câmara Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal para o desenvolvimento da consciência política e participativa de jovens estudantes das escolas municipais de Belo Horizonte. Voltado a alunos do 3º ciclo do ensino fundamental com idades entre 12 e 14 anos, o projeto é coordenado pela Escola do Legislativo da CMBH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do TRE-MG.

Após as eleições realizadas nas escolas, com equipamentos e o apoio do TRE, os jovens parlamentares se reunem periodicamente na Câmara Municipal, onde aprendem sobre o funcionamento do legislativo, trabalham habilidades de diálogo e expressão, simulam reuniões de comissão e sessões plenárias, onde discutem questões de suas escolas, comunidades e da cidade como um todo e apresentam proposições que podem vir a tramitar na Casa.

A vereadora Pricila Teixeira (PTB) frisou a importância do Câmara Mirim para a educação e formação política dos jovens cidadãos. “Através da Comissão de Participação Popular nós analisamos e encaminhamos os pedidos dos vereadores mirins. Ficamos felizes de ver a maturidade que os alunos têm ao elaborar as proposições”, destacou.

Superintendência de Comunicação Institucional