NOTA DE FALECIMENTO

Morre ex-vereador Antônio Carlos Flores Carone

O corpo será velado no Salão Nobre da CMBH, a partir das 19h, desta segunda-feira

segunda-feira, 28 Novembro, 2011 - 00:00
foto de Carone na Câmara de BH

foto de Carone na Câmara de BH

Faleceu na manhã desta segunda-feira (28), aos 60 anos, o ex-vereador Antônio Carlos Flores Carone, que presidiu a CMBH em 1983/84. O corpo será velado a partir das 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O sepultamento será na terça-feira (29), pela manhã, no Cemitério e Crematório Parque Renascer, em Contagem.

Descendente de uma tradição política familiar, Antônio Carlos Carone seguiu os passos do pai, Jorge Carone Filho, ex-prefeito de Belo Horizonte, cassado por perseguição política após o golpe militar de 1964 e de sua mãe, dona Nísia Flores Carone, eleita deputada federal. Outro filho do casal, Jorge Orlando Flores Carone, também já falecido, foi vereador na capital e eleito deputado estadual.

Antônio Carlos Flores Carone foi vereador em Belo Horizonte entre 1977 e 1988. Em 1984, enquanto presidente da Câmara Municipal sucedeu o então prefeito Hélio Garcia, assumindo o Executivo em caráter pro tempore por nove dias.

O ex-parlamentar deixa a viúva Cláudia Gonçalves Carone, os filhos Antônio Carlos Gonçalves Carone e Fabiana Carone Assis, o neto Arthur Carone Assis, e os irmãos Marco Aurélio Flores Carone e Nísia Flores Carone.

Atuação como vereador

Cerca de 70 leis foram sancionadas a partir de projetos apresentados pelo ex-vereador. Entre elas, a Lei nº 3995, de 1985, que cria o Programa Municipal de Regularização de Favelas (Profavela), determinando ações de regularização a serem viabilizadas pelo Executivo Municipal. Entre as providências, estariam o levantamento topográfico e delimitação das áreas a serem regularizadas; a demarcação do sistema viário de forma a permitir a elaboração do respectivo projeto de parcelamento do solo, acompanhado da definição das normas de uso e ocupação que orientassem o desenvolvimento urbano da respectiva área; a promoção ou acompanhamento da regularização fundiária, objetivando a titulação da propriedade aos ocupantes dos lotes e a implantação e coordenação de medidas para a melhoria das condições de vida da população ocupante e sua melhor integração na vida e nos benefícios da cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional