Encontro é encerrado com apresentação de mais de 30 propostas
As propostas selecionadas vão subsidiar a elaboração de projetos de lei

A segunda parte do seminário que discutiu a realidade e as perspectivas para o esporte em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (24/8), debateu questões referentes ao Desporto de Participação e de Rendimento. Após a fala dos expositores, que também responderam perguntas dos participantes, foram apresentadas as propostas de ações do poder público para o setor, que serão avaliadas por uma comissão.
Complementando a discussão ocorrida pela manhã, que abordou o Desporto Educacional, as duas outras dimensões do esporte foram tema das exposições do segundo painel do seminário: o Desporto de Participação, que define a prática esportiva com finalidade lúdica, de promoção da saúde e interação social, e o Desporto de Rendimento, voltado a competições e à obtenção de resultados.
O secretário municipal adjunto de Esportes, Fernando Blazer, expôs a estrutura e organização da nova Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o incremento de sua importância e dos recursos orçamentários e humanos, que permitirão o desenvolvimento e o apoio a projetos atuais e futuros de promoção do esporte e do lazer na capital.
De acordo com Blazer, pela primeira vez o esporte de rendimento será focado no âmbito das políticas públicas, com a criação de uma Gerência de Esporte de Rendimento, visando a formação de equipes competitivas. O secretário ressaltou ainda que a Prefeitura é hoje o maior empregador de profissionais e estagiários de Educação Física, contribuindo para a valorização da categoria.
O gerente de Programas e Eventos Esportivos da Secretaria, Sidney Jairo Zabeu, falou sobre a legislação vigente sobre o tema, a importância da intersetorialidade e da participação popular na eficácia das políticas e na consolidação dos programas e eventos promovidos pelo órgão, ressaltando parcerias, resultados obtidos e perspectivas de ampliação.
Os vereadores Alberto Rodrigues (PV) e Sílvia Helena (PPS) elogiaram a atuação da secretaria e sua disposição para apoiar as iniciativas voltadas ao setor, destacando respectivamente a importância das atividades esportivas para as crianças e para os idosos.
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a professora Vera Regina Guimarães, que coordena o programa Academias da Cidade, falou sobre o sucesso da iniciativa, sua metodologia e equipe e perspectivas para ampliação e aperfeiçoamento, mencionando as possibilidades trazidas pelas parcerias público-privadas (PPPs).
Valorização de professores e treinadores
Ana Cláudia Couto, professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, falou sobre a importância do esporte de Participação como fator de bem estar e inclusão social, a necessidade de espaços públicos adequados e da orientação de profissionais, através de parcerias com universidades, clubes e empresas, além do legado dos grandes eventos esportivos previstos para os próximos anos.
O diretor da instituição, Emerson Silami Garcia, falou do Centro de Treinamento Esportivo Público que está sendo construído pela UFMG em parceria com o Governo Estadual. O professor criticou a desvalorização da Educação Física no currículo escolar, a falta de preparo e interesse dos docentes e as deficiências de infraestrutura física nos estabelecimentos de ensino para a prática de esportes.
Silami destacou ainda a necessidade da criação e valorização da carreira de Treinador, essencial ao desenvolvimento do esporte de rendimento, através da oferta de cursos de especialização e atualização profissional, reconhecimento e remuneração compatíveis com a importância da função.
Falaram ainda o capitão Wallace Tardim dos Santos, da Federação Mineira de Atletismo, e Carlos Antônio Rios, o Carlão, da Federação Mineira de Voleibol, que também abordaram a democratização do acesso aos esportes e a necessidade de maior apoio do poder público na implementação de projetos e promoção de eventos esportivos na capital.
Apresentação de propostas
Ao final do seminário, foram apresentadas no telão as propostas apresentadas de forma individual e coletiva pelos participantes, incluindo os integrantes da Mesa. Dez propostas de cada painel serão priorizadas por uma comissão a ser formada por representantes da UFMG, Uni-BH, Associação de Federações, Conselho Regional de Educação Física, Secretaria de Esportes e vereadores, com o objetivo é subsidiar a elaboração de projetos e encaminhamento de propostas pelo Legislativo Municipal.
Todas as propostas ficarão à disposição dos interessados no blog esportebh2016.com, que também estará aberto a novas considerações e sugestões.
No encerramento, o vereador Heleno solicitou que todas as propostas abranjam o paradesporto, onde couber, e conclamou os presentes a acompanhar os desdobramentos e os próximos passos da discussão, “Precisamos manter esse fogo aceso e essa chama alta, estando sempre atentos às políticas públicas para o esporte em BH”, concluiu.