LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA

Vereadores preocupados com campos de várzea

domingo, 12 Dezembro, 2010 - 22:00

Vereadores preocupados com campos de várzeaA Comissão de Legislação e Justiça aprovou nove projetos de lei na reunião realizada no dia 13 de dezembro de 2010, no Plenário Camil Caram. Entre as matérias apreciadas está o PL 1373/10, de autoria do vereador Adriano Ventura (PT), que autoriza o Executivo a criar o programa de preservação, revitalização e tombamento dos campos de futebol de várzea em Belo Horizonte.

De acordo com o autor da proposta, que tramita em 1º turno, o objetivo é a prevenção da cultura e dos poucos espaços de socialização que restam na cidade. Ventura considera os campos de várzea como “locais de convivência sadia e que muitos jovens encontram no futebol uma forma de não entrar no mundo das drogas”.

O parlamentar também aponta outro fator importante favorável ao projeto: “os campos de várzea foram o local de gênese de diversos grandes jogadores de futebol, portanto, sua manutenção deve continuar servindo de incentivo e exemplo a outras centenas de jovens”.

Segundo o texto do projeto será elaborado um mapeamento com a localização e descrição de todos os campos de futebol de várzea com valor histórico e cultural para a cidade, ficando proibida a edificação e construção  no perímetro ao redor destas áreas esportivas. Para gerir o programa, será criada uma comissão formada por membros do Executivo, Legislativo, Federação Mineira de Futebol e representantes de clubes amadores.

Assista o vídeo da reunião

Outros projetos

Em 2º turno, foram aprovados os pareceres aos PLs 960/10, de autoria do vereador Luís Tibé (PTdoB) e 970/10, de autoria do vereador Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL). A primeira matéria dispõe sobre a circulação de agentes da guarda municipal patrimonial num raio de 500 metros das escolas de ensino fundamental; a segunda trata sobre a cobrança de bandeira dois para táxis no mês de dezembro de cada ano no Município.

O restante dos PLs, que tramitam em turno único e em redação final, tiveram todos seus pareceres aprovados. As matérias dão nomes a próprios públicos e declaram de utilidade pública diversas associações que atuam no Município.

Estiveram presentes na reunião, os parlamentares Sérgio Fernando (PHS), presidente da Comissão; Divino Pereira (PMN); e Cabo Júlio (PMDB).

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.