REUNIÃO PLENÁRIA

Congratulações marcam primeira reunião após as eleições

Congratulações marcam primeira Reunião após as eleiçõesA primeira reunião plenária do mês de outubro, realizada no dia 4, foi marcada pelos cumprimentos dos vereadores à presidente da Casa e aos demais colegas que se elegeram deputados no pleito ocorrido no último domingo.

segunda-feira, 4 Outubro, 2010 - 21:00

Congratulações marcam primeira Reunião após as eleiçõesA primeira reunião plenária do mês de outubro, realizada no dia 4, foi marcada pelos cumprimentos dos vereadores à presidente da Casa e aos demais colegas que se elegeram deputados no pleito ocorrido no último domingo.

Todos os vereadores que fizeram uso da palavra manifestaram suas congratulações à presidente da Câmara Municipal, Luzia Ferreira (PPS), eleita para seu primeiro mandato como deputada estadual. “Sua eleição é um símbolo na luta das mulheres pela igualdade e pela participação na vida do país”, afirmou Elaine Matozinhos (PTB).

Elaine também recebeu elogios por sua eleição como suplente na chapa do ex-governador Itamar Franco, que obteve uma das vagas de Minas Gerais para o Senado Federal. “Ser escolhida para compor uma chapa para o Senado por si só já é uma conquista expressiva para as mulheres e para a nossa cidade”, afirmou o vereador Leonardo Mattos (PV).

Os parlamentares também parabenizaram os cinco outros membros da Câmara que conquistaram cadeiras na Assembleia Legislativa - Anselmo José Gomes Domingos (PTC), Fred Costa (PHS), João Vítor Xavier da Itatiaia (PRP), Paulo Lamac (PT), e o Pastor Carlos Henrique (PRB) – e o colega Luís Tibé (PTdoB), que passa a integrar a bancada do Estado na Câmara dos Deputados. “A vitória de nossos colegas em uma eleição tão difícil mostra que esta Casa é composta de pessoas sérias, com muita capacidade e determinação”, destacou Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB).

“Esperamos que eles façam o melhor pela nossa cidade”, declarou o vereador Alexandre Gomes (PSB). Nos pronunciamentos, destacaram-se os  grandes desafios que hoje se colocam para Belo Horizonte, como a expansão do metrô, e a expectativa de avanços com a atuação dos novos representantes da capital nas Casas Legislativas Estadual e Federal.

Amadurecimento

Os parlamentares elogiaram a qualidade dos debates que marcaram as campanhas eleitorais e o amadurecimento da democracia no país, hoje vista como um exemplo. “A democracia brasileira está se consolidando como uma das mais fortes do mundo, e a CMBH faz parte deste processo”, acredita Arnaldo Godoy (PT), que ressaltou que a população hoje escolhe seus representantes com liberdade e reflexão.

Os vereadores manifestaram satisfação com o clima de transparência, respeito e tranquilidade que caracterizaram as eleições na capital e teceram elogios ao eleitorado, por sua demonstração de atenção às causas ambientais, evidenciados com o número recorde de votos, em todo o país, para a candidata do Partido Verde, Marina Silva. Paulinho Motorista (PSL), dirigindo-se ao colega Leonardo Mattos, cumprimentou o partido pela expressiva votação obtida, definida por Luzia Ferreira como “tsunami verde”.

Mattos, candidato a vice-governador pelo PV, considerou a importante contribuição de seu partido em Minas Gerais ao levantar a questão sobre a atuação das mineradoras no Estado, que segundo ele já foi mencionada por Antônio Anastasia em seu primeiro pronunciamento como governador eleito. “Em nosso ponto de vista, a campanha foi bem sucedida por levar este assunto à pauta dos debates eleitorais e à discussão pública”, ressaltou. Segundo o vereador Leo Burguês (PSDB), a defesa de nosso minério deve ser uma causa de toda a bancada mineira.

A independência do eleitorado da capital também foi apontada. “O povo de Belo Horizonte mostrou para o país que não é dirigido nem conduzido por ninguém, ele acompanha as propostas dos candidatos e vota por si próprio”, afirmou o vereador Preto (DEM).

Adriano Ventura (PT) lamentou a derrota do candidato de seu partido ao Senado, Fernando Pimentel, mas louvou o que chamou de “show de democracia”. Segundo Ventura, seu partido irá fazer oposição ao novo governo “com muito respeito”.

Reajuste dos servidores

Após constatado o número insuficiente de presentes para dar início às votações, a Presidente Luzia Ferreira (PPS) pediu aos colegas que não deixem de comparecer à reunião de terça-feira. Nela deverá ser apreciado o Projeto de Lei nº 1.174/10, que dispõe sobre o reajuste dos servidores da Prefeitura da capital. Aguardada com muita expectativa pelos servidores, a votação desse projeto exige quórum de 28 vereadores.

Luto

Os membros da Câmara expressaram seu pesar pela morte do ex-deputado Aécio Cunha, pai do ex-governador Aécio Neves, observando um minuto de silêncio logo após a abertura da reunião. Em seus pronunciamentos, os oradores inscritos mencionaram o pesar de todos os mineiros pela morte do ex-deputado em um dia tão glorioso para o filho, eleito senador por Minas Gerais com larga vantagem.

Assista a edição compacta da reunião

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.