Congratulações marcam primeira reunião após as eleições
A primeira reunião plenária do mês de outubro, realizada no dia 4, foi marcada pelos cumprimentos dos vereadores à presidente da Casa e aos demais colegas que se elegeram deputados no pleito ocorrido no último domingo.

A primeira reunião plenária do mês de outubro, realizada no dia 4, foi marcada pelos cumprimentos dos vereadores à presidente da Casa e aos demais colegas que se elegeram deputados no pleito ocorrido no último domingo.
Todos os vereadores que fizeram uso da palavra manifestaram suas congratulações à presidente da Câmara Municipal, Luzia Ferreira (PPS), eleita para seu primeiro mandato como deputada estadual. “Sua eleição é um símbolo na luta das mulheres pela igualdade e pela participação na vida do país”, afirmou Elaine Matozinhos (PTB).
Elaine também recebeu elogios por sua eleição como suplente na chapa do ex-governador Itamar Franco, que obteve uma das vagas de Minas Gerais para o Senado Federal. “Ser escolhida para compor uma chapa para o Senado por si só já é uma conquista expressiva para as mulheres e para a nossa cidade”, afirmou o vereador Leonardo Mattos (PV).
Os parlamentares também parabenizaram os cinco outros membros da Câmara que conquistaram cadeiras na Assembleia Legislativa - Anselmo José Gomes Domingos (PTC), Fred Costa (PHS), João Vítor Xavier da Itatiaia (PRP), Paulo Lamac (PT), e o Pastor Carlos Henrique (PRB) – e o colega Luís Tibé (PTdoB), que passa a integrar a bancada do Estado na Câmara dos Deputados. “A vitória de nossos colegas em uma eleição tão difícil mostra que esta Casa é composta de pessoas sérias, com muita capacidade e determinação”, destacou Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB).
“Esperamos que eles façam o melhor pela nossa cidade”, declarou o vereador Alexandre Gomes (PSB). Nos pronunciamentos, destacaram-se os grandes desafios que hoje se colocam para Belo Horizonte, como a expansão do metrô, e a expectativa de avanços com a atuação dos novos representantes da capital nas Casas Legislativas Estadual e Federal.
Amadurecimento
Os parlamentares elogiaram a qualidade dos debates que marcaram as campanhas eleitorais e o amadurecimento da democracia no país, hoje vista como um exemplo. “A democracia brasileira está se consolidando como uma das mais fortes do mundo, e a CMBH faz parte deste processo”, acredita Arnaldo Godoy (PT), que ressaltou que a população hoje escolhe seus representantes com liberdade e reflexão.
Os vereadores manifestaram satisfação com o clima de transparência, respeito e tranquilidade que caracterizaram as eleições na capital e teceram elogios ao eleitorado, por sua demonstração de atenção às causas ambientais, evidenciados com o número recorde de votos, em todo o país, para a candidata do Partido Verde, Marina Silva. Paulinho Motorista (PSL), dirigindo-se ao colega Leonardo Mattos, cumprimentou o partido pela expressiva votação obtida, definida por Luzia Ferreira como “tsunami verde”.
Mattos, candidato a vice-governador pelo PV, considerou a importante contribuição de seu partido em Minas Gerais ao levantar a questão sobre a atuação das mineradoras no Estado, que segundo ele já foi mencionada por Antônio Anastasia em seu primeiro pronunciamento como governador eleito. “Em nosso ponto de vista, a campanha foi bem sucedida por levar este assunto à pauta dos debates eleitorais e à discussão pública”, ressaltou. Segundo o vereador Leo Burguês (PSDB), a defesa de nosso minério deve ser uma causa de toda a bancada mineira.
A independência do eleitorado da capital também foi apontada. “O povo de Belo Horizonte mostrou para o país que não é dirigido nem conduzido por ninguém, ele acompanha as propostas dos candidatos e vota por si próprio”, afirmou o vereador Preto (DEM).
Adriano Ventura (PT) lamentou a derrota do candidato de seu partido ao Senado, Fernando Pimentel, mas louvou o que chamou de “show de democracia”. Segundo Ventura, seu partido irá fazer oposição ao novo governo “com muito respeito”.
Reajuste dos servidores
Após constatado o número insuficiente de presentes para dar início às votações, a Presidente Luzia Ferreira (PPS) pediu aos colegas que não deixem de comparecer à reunião de terça-feira. Nela deverá ser apreciado o Projeto de Lei nº 1.174/10, que dispõe sobre o reajuste dos servidores da Prefeitura da capital. Aguardada com muita expectativa pelos servidores, a votação desse projeto exige quórum de 28 vereadores.
Luto
Os membros da Câmara expressaram seu pesar pela morte do ex-deputado Aécio Cunha, pai do ex-governador Aécio Neves, observando um minuto de silêncio logo após a abertura da reunião. Em seus pronunciamentos, os oradores inscritos mencionaram o pesar de todos os mineiros pela morte do ex-deputado em um dia tão glorioso para o filho, eleito senador por Minas Gerais com larga vantagem.
Assista a edição compacta da reunião
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.