Audiência discute implantação do metrô no Barreiro

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou audiência pública em 3 de agosto para discutir a implantação da linha do metrô no trecho Barreiro-Calafate. O vereador Anselmo José Domingos (PTC), que presidiu a reunião, questionou a estagnação do processo para a realização da obra. “Nós que estamos no Barreiro, na regional oeste, não vimos nada acontecer desde 2003. O metrô está sendo projetado desde o início dos anos 1990”.
O vereador Paulinho Motorista (PSL), que considera a questão do metrô de Belo Horizonte como uma “novela em horário nobre”, criticou o projeto da ligação entre Lagoinha e Savassi e ressaltou a necessidade de que a capital seja interligada à região metropolitana pelo transporte sobre trilhos.
Já o ex-presidente da Câmara Municipal, Totó Teixeira, falou da importância de dar continuidade ao projeto inicial do metrô de Belo Horizonte, cuja extensão das linhas teria o formato de um “Y”.
O presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), Ramon Vítor Xavier, disse ter acompanhado o prefeito Marcio Lacerda a Brasília em pelo menos dez oportunidades, no último semestre, para tratar de assuntos relacionados ao metrô.
Rede de linhas
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento Metropolitano, Maria Madalena Lima Soares, o grande problema da linha do metrô é que ela não penetra no centro da cidade. “O que falta em Belo Horizonte é uma rede de metrô, nós não temos uma rede, temos uma linha”. Maria Madalena ressaltou o interesse da população na volta do sistema sobre trilhos na região metropolitana, e a necessidade de se conectar o aeroporto da Pampulha ao centro da Cidade.
Negociações
De acordo com o assessor técnico da Superintendência de Trens Urbanos, Adão Guimarães e Silva, após muitas solicitações por parte de Belo Horizonte com relação ao metrô, a Casa Civil, pela primeira vez, está interessada em discutir a questão. Adão informou que o projeto original do “Y” foi retomado, com previsão de uma circulação do Barreiro até a Estação Central. Segundo o assessor, o valor para custear as obras é de 734 milhões de reais.
Para o representante da Agência Metropolitana, José Osvaldo Lasmar, há um impasse institucional em torno das obras do metrô em Belo Horizonte que precisa ser rompido. Segundo ele, o problema é que o metrô de BH transformou-se em uma indústria de geração de diagnóstico: “Não há a menor perspectiva de investimento no metrô por parte da CBTU”, afirmou.
O vereador Adriano Ventura (PT), ressaltou a importância de que os vereadores se envolvam nas questões relacionadas às obras do metrô. Anselmo José Domingos solicitou à CBTU cópia dos estudos de viabilidade que foram feitos até o momento e disse que as discussões sobre o tema devem continuar.
Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional