CÂMARA MIRIM

Vereadores mirins são eleitos em dez escolas da capital

{mosimage}Já estão definidos os 41 vereadores mirins da Câmara Municipal de Belo Horizonte na legislatura 2010. As eleições foram realizadas em dez escolas municipais, com urnas eletrônicas instaladas em todas elas. Foram eleitos quatro vereadores em cada uma das instituições que participaram do pleito.
quinta-feira, 4 Março, 2010 - 21:00
{mosimage}Já estão definidos os 41 vereadores mirins da Câmara Municipal de Belo Horizonte na legislatura 2010. As eleições foram realizadas em dez escolas municipais, com urnas eletrônicas instaladas em todas elas. Foram eleitos quatro vereadores em cada uma das instituições que participaram do pleito.

Na Escola Municipal IMACO, Regional Centro-Sul, com 203 eleitores, quem conduziu os trabalhos, desde o início do dia, na seção eleitoral, foi Wantuil Antônio dos Santos, coordenador-geral da Escola e professor de Educação Física. Ele foi o mesário e orientou os alunos sobre registros de praxe e utilização da urna eletrônica.

Câmara Mirim

A eleição é uma iniciativa do projeto Câmara Mirim, coordenado pela Escola do Legislativo da CMBH, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O Projeto Câmara-Mirim é um projeto de educação cidadã da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foi criado com o intuito de desenvolver a cidadania, a participação democrática e o senso crítico em alunos entre 10 e 14 anos, de escolas públicas municipais. No projeto, os alunos são eleitos vereadores mirins e se reúnem mensalmente na Câmara para discutir questões importantes para a sociedade, buscando soluções para os problemas.

Segundo o gerente da Escola do Legislativo, Marcos Mudado, a eleição foi um avanço em relação às anteriores. “É a primeira eleição informatizada, feita nos moldes de uma eleição oficial. Acreditamos que esses estudantes vão chegar à CMBH com outro nível de legitimação.”

Candidatos e Propostas

Gabriela Silva, aluna da 7º série, 8º ano, 1º Ciclo, ficou satisfeita com o encaminhamento do processo eleitoral. “Pedimos a muitos colegas que votassem em nós”, informou. A estudante fez campanha juntamente com outra candidata, Caroline Ficheschere, considerando que cada aluno tem direito a dois votos.
 
Mateus Patrick Ribeiro Santos, da 7ª série, 8º ano, gostou muito de ter sido escolhido candidato em sua escola e, antes de saber o resultado das urnas, estava com grande expectativa de ser vereador mirim. “Quero ganhar essas eleições para representarmos nossa escola na Câmara Municipal, porque, às vezes, os adolescentes não têm uma oportunidade como essa para discutir os seus problemas. Os alunos gostaram da minha atitude, veem em mim um espelho. Por isso, se vencer, quero seguir a carreira política e atuar na Câmara Municipal”.

Ele relatou que, na campanha, contou com o apoio dos pais e dos colegas, e que ele e os outros candidatos foram de sala em sala falar sobre suas propostas e tiveram um resultado muito bom.

As eleições foram iniciadas às 8 horas e encerraram-se às 16 horas, nas dez escolas municipais. O resultado já está disponível no hot-site da Escola de Legislativo, que pode ser acessado na página da Câmara Municipal.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).