NOVA ORTOGRAFIA

Modificações da Língua Portuguesa são tema de curso

Modificações da Língua Portuguesa são tema de curso Apresentar, por meio de atividades práticas, as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico é o objetivo do curso de atualização promovido pela Escola do Legislativo (ESCLEG) na manhã do dia 17 de março.
terça-feira, 16 Março, 2010 - 21:00
Modificações da Língua Portuguesa são tema de curso Apresentar, por meio de atividades práticas, as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico é o objetivo do curso de atualização promovido pela Escola do Legislativo (ESCLEG) na manhã do dia 17 de março. Trinta alunos participaram, entre servidores de vários setores da Casa, inclusive funcionários de gabinetes, e público externo.

O acordo ortográfico de 1990 introduziu regras que já estão em vigor para a mídia e os documentos oficiais desde o ano passado. A partir de 2012, as novas normas passam a ser obrigatórias para o uso em geral.

Demanda da Casa

Modificações da Língua Portuguesa são tema de curso O curso foi ministrado por Sandra Maria do Nascimento Campos, redatora da CMBH há 11 anos. Graduada em Letras, a instrutora atua na ESCLEG há dois anos, no Núcleo de Cidadania. De acordo com Sandra, a Escola já realizou anteriormente outros cursos de atualização sobre o Português. “Desta vez, elaboramos este módulo em função de um levantamento das necessidades de treinamento, apontadas pelos próprios servidores, no ano passado. O curso sobre a nova ortografia foi um dos mais requisitados”, apontou a instrutora.

Sandra destacou, ainda, que os conhecimentos adquiridos durante o curso vão auxiliar os servidores da Casa na produção de textos, como projetos de lei, correspondências oficiais, matérias jornalísticas e demais documentos.

Aplicação do conteúdo

Por meio de apostilas e de exercícios, os participantes viram o que muda com o novo acordo ortográfico: alfabeto; grafia de nomes próprios estrangeiros; grupos consonantais; acentuação gráfica; uso do hífen; trema; uso do apóstrofo; e emprego de iniciais maiúsculas e minúsculas.

Maria do Carmo Junqueira, servidora da Câmara há 19 anos e lotada atualmente na Seção de Controle de Benefícios, já participou de outras edições do curso de português e procura reforçar o aprendizado. “Cada vez que estudamos, aprendemos coisas novas, fixamos o conhecimento. Estar por dentro das novas regras ajuda na vida pessoal e profissional, já que trabalho com a produção de textos como declarações e certidões”, comentou Maria do Carmo.    

A jornalista Mariana Borges, funcionária do gabinete da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), disse que conhecer as novas regras da Língua Portuguesa é uma necessidade da profissão, para elaborar matérias jornalísticas e cartilhas informativas sobre a atuação da vereadora. Mariana contou que “tirava dúvidas sobre ortografia pela internet, mas com o curso vou poder repassar esse conhecimento com mais segurança aos colegas do gabinete”.

O público externo também participou dos estudos. Gerente comercial e estudante de Administração de Empresas, Rondineli Rodrigues soube do curso através de uma pesquisa na internet. “É a primeira vez que participo de um treinamento promovido pela Câmara. Eu e minha namorada procurávamos um curso de atualização em Língua Portuguesa, quando achamos na web, por acaso, essa oportunidade”. Rondineli apontou que a programação de cursos e treinamentos da Escola do Legislativo deve ser mais divulgada para que o público externo possa participar mais ativamente.

Outros 41 alunos estão inscritos na segunda turma do curso sobre a nova ortografia, que acontece no dia 18 de março, no período da tarde.     

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).