CÂMARA MIRIM
Mesários recebem treinamento para realização de eleições

segunda-feira, 1 Março, 2010 - 21:00


Urna eletrônica
Em 2010, o Câmara Mirim vai dar início à sua 3ª legislatura, estreando a votação por meio de urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE. Seis técnicos judiciários demonstraram aos mesários – professores, demais funcionários representantes das escolas e membros da Escola do Legislativo – o funcionamento da urna eletrônica e deram orientações de procedimento durante a votação. No treinamento, realizado no Plenário Helvécio Arantes, os mesários receberam um manual com detalhes sobre o manuseio do equipamento, além de indicações de como proceder em determinadas situações apresentadas pelos eleitores.
A chefe do cartório da 35ª Zona Eleitoral, Márcia Mendes Raid Soares, explicou que o Tribunal já fez esse tipo de parceria com instituições públicas para a realização de eleições não-oficiais. Para a CMBH, o TRE vai disponibilizar 17 urnas eletrônicas, além de manter um plantão para suporte em caso de problemas com os aparelhos eletrônicos.
A votação na Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, no bairro São Geraldo, contará com a presença da presidente da CMBH, vereadora Luzia Ferreira (PPS); o diretor executivo da escola judiciária Eleitoral do TRE-MG; o juiz José do Carmo Veiga; a secretária Municipal de Educação, Macaé Evaristo; e o presidente da BEPREM, Totó Teixeira.
Exercício de cidadania
Marilac Lara, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Prefeito Amynthas de Barros, participou do treinamento e está preparada para contribuir para a eleição dos vereadores mirins. A coordenadora conta que a escola participa do Câmara Mirim pelo segundo ano, e que em 2010 o processo de escolha dos representantes será “bem mais democrático”.
No ano passado, os vereadores mirins foram indicados pelo corpo docente da escola. Desta vez, foram realizadas sondagens para verificar que alunos queriam se candidatar e, em seguida, ocorreu um processo eleitoral interno, com cédulas manuais. Foram selecionados oito candidatos para disputarem as eleições, qunado serão eleitos quatro representantes da escola.
“O balanço dessa parceria entre a CMBH, a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Municipal Prefeito Amynthas de Barros foi extremamente positivo em 2009, porque promoveu a educação para a cidadania, incentivando crianças e jovens a pensarem, desde cedo, em problemas sociais, de saúde e de meio ambiente. Agora, os alunos se envolveram ainda mais com a ampliação do processo de eleição dos vereadores mirins, que são multiplicadores da formação política na escola”, destacou Marilac.
Em 2010, a escolha dos vereadores mirins coincide com a realização das eleições oficiais, quando serão eleitos novos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República. O coordenador do projeto e servidor da ESCLEG, Sulavan Fornazier de Santana, destaca que a experiência será positiva para os jovens por dois motivos: “primeiramente, a escolha se dará por processo eleitoral, quando os alunos poderão experimentar o que é se candidatar, fazer campanha, se relacionar com o eleitor, avaliar e escolher os candidatos e utilizar a urna eletrônica; por outro lado, esses jovens certamente vão influenciar pais, parentes e vizinhos no processo eleitoral oficial, despertando para a importância do voto e da consciência cidadã”.
O projeto
Implantado em 2008 na CMBH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Câmara Mirim é um projeto de educação cidadã, criado com o objetivo de desenvolver a cidadania, a participação democrática e o sendo crítico em alunos entre 10 e 14 anos, de escolas públicas municipais.
Os alunos são eleitos vereadores mirins e se reúnem mensalmente na Câmara Municipal, quando discutem questões importantes para a sociedade e aprendem como funciona o Legislativo Municipal, por meio da participação em atividades pedagógicas e simulações parlamentares. Ao contrário do processo legislativo oficial do Município, em que cada legislatura tem a duração de quatro anos, no Câmara Mirim cada legislatura coincide com o período letivo escolar, com a duração de um ano.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).