GALERIA GUIMARÃES ROSA
Espaço recebe obras da Associação Sabarense de Artistas Plásticos

terça-feira, 16 Março, 2010 - 21:00


Paisagens, natureza morta, objetos, fachada e interior de igrejas, cenários de Sabará e de outras cidades mineiras, inclusive da capital, e motivos abstratos, holísticos. Manifestações distintas que vão provocar no visitante a sensação de pluralidade, presente também nos vários tamanhos das telas.
As técnicas escolhidas pelos artistas também são marcadas pela variedade: pintura a óleo sobre tela; pintura acrílica sobre cartão e tela; aquarela; e impressão calcográfica, técnica que imprime gravuras tendo como suporte madeira e linóleo, um tipo de tecido.
O presidente da ASAP e curador da exposição, Zenilton Patrocínio, explica que as obras dialogam entre si na medida em que formam um conjunto variado. “A intenção é evidenciar o caráter de diversidade das abordagens, e não uma perspectiva segregacionista. Não queremos levar uma única linguagem para a exposição, mas tentamos provocar no expectador essa dicotomia de estilos e essências”, afirma o curador.
Segundo Zenilton, a exposição é organizada em duas edições por ano pela Associação, que há mais de 20 anos promove a cultura e o desenvolvimento de artistas. Cursos, palestras, oficinas, exposições e outros eventos são realizados para os associados e o público em geral.
Além das obras de Zenilton Patrocínio, a mostra exibe trabalhos de Emira Cadar, Carlos Perácio, Catarina Silveira e Edna Patrocínio.
Edital para exposição
A seleção de trabalhos artísticos para serem expostos na Galeria Guimarães Rosa vai até o dia 8 de abril. O edital completo do processo seletivo e demais publicações a ele relacionadas podem ser obtidos na Diretoria Geral da CMBH (telefone: 3555-1239), ou no site da Câmara.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).