CARNAVAL 2010

Vereadores conquistam verba para o evento em BH

Vereadores conquistam verba para o evento em BH Graças à articulação dos vereadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Governo do Estado liberou uma verba de 400 mil reais para  patrocinar o carnaval da capital mineira.
terça-feira, 2 Fevereiro, 2010 - 22:00
Vereadores conquistam verba para o evento em BH Graças à articulação dos vereadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Governo do Estado liberou uma verba de 400 mil reais para  patrocinar o carnaval da capital mineira. O anúncio foi feito pelo governador Aécio Neves na quarta-feira, 3 de fevereiro, no Palácio da Liberdade, com a presença de representantes das escolas de samba, blocos caricatos, bandas e bailes da cidade. Os parlamentares lideraram as negociações com o governador para a garantia do recurso, repassado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A verba será distribuída entre o SambaDez, que reúne seis escolas de samba do grupo 1 e seis escolas do grupo 2; a Liga Independente das Agremiações Carnavalescas de Minas Gerais (Liac), que reúne três blocos caricatos; e a Associação Cultural dos Blocos Caricatos (ACBC), que reúne outros oito blocos.
Incentivo

 “Foi mais uma conquista da Câmara Municipal para o carnaval de Belo Horizonte, que vai crescer e evoluir daqui pra frente. Outro ganho aconteceu no ano passado, quando conseguimos que a apuração dos resultados dos desfiles fosse feita no Plenário da Câmara, na quarta-feira de cinzas”, afirmou Hugo Thomé (PMN), presidente da Frente Parlamentar. O vereador explicou que os recursos da Prefeitura para as entidades carnavalescas devem ser liberados na próxima semana. 
O vereador Pablo César ‘Pablito’ (PTC) declarou que, com a iniciativa, o Governo de Minas demonstrou não se preocupar apenas com setores como educação, saúde e com o desenvolvimento econômico da cidade, mas também com o lazer e a diversão do belo-horizontino. “O governador demonstrou valorizar as manifestações culturais da cidade”, destacou. Ele lembrou que em janeiro do ano passado a verba liberada por Aécio Neves para o Carnaval de BH foi no valor de 300 mil reais. “Houve um aumento no valor este ano e a Frente Parlamentar teve um papel importante nesse sentido”, observou.
Durante o anúncio, Aécio Neves destacou a importância do evento para a população, a necessidade de se incentivar atividades de diversão e lazer e de se fortalecer as manifestações culturais do Município. “Nós aumentamos o repasse estadual em 30% neste ano, o que significa mais um estímulo para que o carnaval de Belo Horizonte não perca sua referência, já que a maioria dos belo-horizontinos fica na cidade durante o feriado”.
 
O presidente do SambaDez, Luiz Carlos Novais, disse que “o dinheiro vai ajudar muito e Belo Horizonte vai se surpreender com a festa que as escolas e blocos vão proporcionar”. 
“A verba chegou um pouco em cima da hora, o ideal é que chegasse nos meses de outubro ou novembro. Enquanto o patrocínio não saía, usamos recursos próprios, fizemos empréstimos, buscamos empresários e reciclamos materiais do ano anterior para preparar a festa”, contou Jairo Alves, presidente da Associação dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte.
Também acompanharam a solenidade no Palácio da Liberdade os parlamentares Antônio Torres ‘Gunda’ (PSL), Bruno Miranda (PDT) e Iran Barbosa (PMDB).
Transferência

Representantes da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval realizaram, ao longo de 2009, vários encontros para discutir a transferência dos desfiles de carnaval da Via 240, no bairro Novo Aarão Reis, para o Boulevard Arrudas. Os parlamentares reuniram-se com dirigentes de escolas de samba e blocos caricatos, Prefeitura, Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e membros de empresas de montagens de arquibancadas e palcos.
Um projeto em 3D, simulando o evento na área central, foi elaborado por Léo Burguês de Castro (PSDB), que demonstrou a viabilidade dos desfiles na região. De acordo com a proposta, a Praça da Estação e a Praça Rui Barbosa seriam protegidas por grades. Segundo o vereador, o plano é possível em função das proteções junto aos canteiros, do policiamento ostensivo e da ocupação de apenas uma parte do Boulevard. Um decreto da Prefeitura proíbe a realização de eventos na Praça da Estação a partir de 2010.
Os idealizadores da proposta de transferência apontam as limitações da Via 240: a distância, que afasta muitos foliões e deixa a comunidade dividida; o tamanho reduzido das pistas; e os problemas no trânsito.
Para a Belotur, a transferência seria um ganho para a população de Belo Horizonte e a empresa estaria preparada para levar o carnaval para o centro. O órgão ainda está avaliando, junto com a Prefeitura, a viabilidade da proposta e analisando questões técnicas a fim de verificar se o projeto atende determinadas especificações.
Segundo Hugo Thomé, o prefeito Marcio Lacerda assumiu o compromisso, em reunião realizada recentemente, de fazer a transferência do carnaval para a região central da cidade em 2011. A proposta do Boulevard Arrudas será avaliada, assim como uma outra alternativa apresentada pela Prefeitura: realizar o evento na avenida Presidente Antônio Carlos, próximo à Lagoinha.
Programação

O carnaval de Belo Horizonte em 2010 foi aberto oficialmente no dia 30 de janeiro, com a eleição da corte momesca, quando foram escolhidos Rei Momo, Rainha e Princesa. Neste ano, a Prefeitura está investindo R$ 1,3 milhão na festa.
As atrações nos Centros Culturais da cidade já começaram e acontecem durante todo o mês de fevereiro, com músicas, oficinas, concursos de fantasias, desfiles e outras atividades.
Os desfiles das escolas de samba e dos blocos caricatos serão realizados nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, na Via 240. Os eventos nas regionais e a programação completa do Carnaval 2010 será divulgada no dia 4 de fevereiro pelo prefeito Márcio Lacerda.
Informação Superintendência Comunicação Institucional (3555-1105/1445).