Curso: Introdução ao Ambiente da Câmara

Novatos não efetivos são orientados para atendimento ao cliente, Informática e Poder Legislativo.

A Câmara Municipal foi apresentada, em 03 e 04 de fevereiro de 2010, a servidores de recrutamento amplo, terceirizados, estagiários e trabalhadores mirins. A novidade é que os instrutores também já participaram do curso como alunos.

Numa parceria entre Escola do Legislativo – ESCLEG -, Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional – DIVDEP - e Divisão de Informática – DIVINF –, aconteceu o curso “Introdução ao Ambiente da Câmara”.

domingo, 7 Fevereiro, 2010 - 22:00

A Câmara Municipal foi apresentada, em 03 e 04 de fevereiro de 2010, a servidores de recrutamento amplo, terceirizados, estagiários e trabalhadores mirins. A novidade é que os instrutores também já participaram do curso como alunos.

Numa parceria entre Escola do Legislativo – ESCLEG -, Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional – DIVDEP - e Divisão de Informática – DIVINF –, aconteceu o curso “Introdução ao Ambiente da Câmara”.

Mas, pela primeira vez, um dos conteúdos do treinamento foi conduzido pelos estagiários Luiz Inácio de Lima Carvalho  e Braúlio Merlo Simões. Eles abordaram temas como adaptação a um novo trabalho, postura e aparência profissional, O que é o serviço público? e atendimento ao cliente interno.

Luiz Inácio, 24 anos, estudante do 9º período de Psicologia da FUMEC, estagiário há 5 meses na DIVDEP/CMBH“Ministrar, agora, o treinamento, foi uma experiência positiva. Com a experiência anterior, sinto-me, hoje, mais preparado, pois já conheço as necessidades e expectativas do servidor não efetivo, como ele se sente, o que me ajudou a passar a mensagem”, relatou Luiz Inácio.

Bráulio Merlo também achou essencial participar do curso inicialmente como ouvinte.

"Passei a ter um conhecimento maior sobre a instituição, além de me sentir mais à vontade no ambiente de trabalho e por passar aBraúlio Merlo, 27 anos, estudante do 7º período de Psicologia da PUC-Minas, estagiário há 4 meses na DIVDEP/CMBH me considerar, de fato, um servidor", avaliou Bráulio.

Bráulio informou, em contrapartida, que foi inédita sua experiência como instrutor, ressaltando sua preocupação com a responsabilidade de alcançar os objetivos do curso.

"Além disso, o conhecimento que adquiri, que faz parte das atividades que estamos desenvolvendo na DIVDEP, vai contribuir muito para a minha formação como psicólogo", acrescentou.

Para conferir um breve currículo de Luiz Inácio e Bráulio Merlo, deslize o mouse sobre as fotos dos instrutores.
{mospagebreak}
Escola do Legislativo e Divisão de Informática

Os representantes da Escola do Legislativo - ESCLEG - que ministraram o curso foram Marcos de Alvarenga Mudado, Gerente, e Sulavan Fornazier de Santana. Os instrutores da Divisão de Informática foram Rafael Guimarães,  e Leandro Diniz Soares.

Sulavan Fornazier SantanaSulavan Fornazier Santana, da ESCLEG, ministrou a palestra  O Estado Moderno e o Poder Legislativo, que teve por objetivo explicar a transformação do Estado Absoluto para Estado Moderno e o surgimento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O instrutor da Escola do Legislativo falou, ainda, sobre democracia e função pública.

Confira, agora, em vídeo, entrevista com Marcos de Alvarenga Mudado, Gerente da ESCLEG.

Divisão de Informática - DIVINF, também esteve presente, descrevendo suas funções e atividades e fornecendo dicas sobre segurança na web. Ao término do treinamento, os participantes foram conduzidos a uma visita guiada aos setores da CMBH.
{mospagebreak}
Objetivos do curso e aplicação prática

Uma das propostas do curso, que teve como público alvo 24 participantes, foi mostrar a importância de um atendimento de qualidade, com cortesia e atenção.

Outro objetivo foi informar sobre a estrutura Organograma da CMBH e funcionamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte, normas, direitos e benefícios dos servidores, estimulando, assim, a adoção de valores éticos e padrões de comportamento que fazem parte da cultura organizacional.
André Martucheli Fagundes
Para o assessor de gabinete do Vereador Bruno Miranda, André Martucheli Fagundes, o formato do treinamento favoreceu a compreensão sobre a estrutura da Câmara.

“O curso proporcionou um melhor atendimento à população e o conhecimento das competências de cada setor. Considero, assim, que os diversos setores da CMBH devem estar sempre interligados, para melhor servirem a população”, concluiu.