CARNAVAL 2010

Comissão debate evento em Belo Horizonte

Comissão debate evento em Belo Horizonte Debater sobre a transferência dos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos no Carnaval 2010, da Via 240 para o Boullevard Arrudas, foi o objetivo da reunião de quarta-feira, 16 de dezembro, realizada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
terça-feira, 15 Dezembro, 2009 - 22:00
Comissão debate evento em Belo Horizonte Debater sobre a transferência dos desfiles das escolas de samba e blocos caricatos no Carnaval 2010, da Via 240 para o Boullevard Arrudas, foi o objetivo da reunião de quarta-feira, 16 de dezembro, realizada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A reunião, realizada no Plenário JK foi solicitada pelos vereadores Léo Burguês de Castro (PSDB) e Hugo Thomé (PMN).

Representantes do poder público e interessados no assunto estiveram presentes ao Legislativo Municipal para discutir a viabilidade da mudança de local, uma vez que o bairro Novo Aarão Reis, na região Norte de Belo Horizonte, não mais suporta a presença de novas agremiações e não oferece boas condições para  a atividade.

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) decretou recentemente que as festividades não podem ser realizadas na Praça da Estação, alegando possíveis depredações e maiores transtornos para os munícipes, inspirados em experiências anteriores como o Carnabelô.
O vereador Léo Burguês de Castro exibiu um projeto em 3D, simulando como ficaria a nova estrutura do evento na área central e defendeu a proposta, dizendo que o Carnaval de Belo Horizonte é tradicional e que, por isso, agora é o momento certo para se resgatar a história do evento.

“Temos todas as condições de passar o carnaval para o centro, pois protegeríamos com grades e policiamento ostensivo os canteiros das praças e não atrapalharíamos o resto da cidade, usando somente uma parte da avenida. A parte técnica de vistoria dos bombeiros está bem elaborada e de acordo com os padrões. O centro também seria muito bom para o melhor deslocamento das pessoas. É hora de expandir”, explicou o parlamentar.

O diretor de eventos da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Arthur Viana, ressaltou que a instituição está preparada e com bom planejamento para receber a festa, acrescentando que fará de tudo para que seja aprovado o projeto de transferência. “Belo Horizonte tem história, sim. O que precisamos é recomeçar essa trajetória e não deixá-la se perder mais”, disse.
 
O representante da Prefeitura, Sérgio Coutinho, comentou que a Administração Municipal não foge ao assunto, porém é necessário aguardar a palavra final de Marcio Lacerda. “Estudamos colocar também o desfile na Andradas, atrás do Parque Municipal, próximo à Alameda Ezequiel Dias. Estamos abertos a discussões e aguardamos para ver se os projetos solicitados atendem às especificações da PBH”, acrescentou. Os integrantes da Comissão aguardam posicionamento oficial da Prefeitura Municipal sobre o assunto para decidir se as propostas para a mudança foram aceitas.
Por sugestão do vereador Hugo Thomé será realizada uma reunião, em data a ser definida, com o prefeito Márcio Lacerda e representantes das agremiações carnavalescas da cidade, entre outras entidades representativas, para debater a proposta de transferência dos desfiles para o Boulevard Arrudas.

Visita técnica

Também atendendo a uma solicitação do parlamentar, será realizada na sexta-feira, 18 de dezembro, uma visita técnica ao local, às 11h30. O encontro no Boulevard Arrudas contará com presença de vereadores, representantes da Prefeitura, da Belotur, Regional Centro-Sul, BHTrans, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escolas de Samba e Blocos Caricatos e de membros de empresas de montagens de arquibancadas e palcos.
“Fizemos um projeto gráfico que provou ser totalmente viável a realização dos desfiles no Boulevard Arrudas. Agora, vamos in loco discutir com as autoridades essa situação e aperfeiçoarmos essa boa ideia. Vamos também mostrar ao prefeito Márcio Lacerda esta situação, explicando-o que essa transferência é o caminho para a melhoria do carnaval de Belo Horizonte”, comentou Hugo Thomé. 

Durante a reunião, também foram aprovados pareceres a dois projetos de lei que tramitam em 1º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Estiveram presentes à reunião, também, os vereadores Hugo Thomé (PMN), Ronaldo Gontijo (PPS) e Arnaldo Godoy (PT); capitão Waldeck Rodrigues, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; Luís Carlos Novaes, da Associação Samba Dez; Daniel Ribeiro, consultor jurídico e representante da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio); José Costa, do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SINDHORB); e Sérgio Cordeiro, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SETRA-BH).

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).