GASTRONOMIA MINEIRA
Café Palhares recebe homenagem na CMBH

quinta-feira, 3 Dezembro, 2009 - 22:00


O vereador Silvinho Rezende (PT), autor do requerimento da reunião, disse que Belo Horizonte, mesmo com a agitação e o movimento intenso de um centro urbano, preserva paisagens e locais de referência para quem visita a cidade. “A Praça Sete, a Praça da Liberdade, a Praça do Papa e o Mirante são locais de beleza e admiração. Vemos ainda a revitalização do Centro, com obras de restauração de pontos tradicionais de visitação e encontro de pessoas”, destacou.
No contexto de incentivo ao turismo, segundo o parlamentar, o município apoiou donos de bares e botecos na realização do ´Comida di Buteco´, desde 1999. “Os botecos são como as praias de cidades do litoral brasileiro, uma atração para os turistas experimentarem a diversidade gastronômica de Belo Horizonte, reconhecida no país e no exterior. Por isso, devemos reverenciar a dedicação desses empreendendores da gastronomia, especialmente empresários como os donos do Café Palhares, administrado pela mesma família há décadas”, disse Silvinho Rezende.
A reunião foi presidida pelo vereador João Oscar (PRP) e acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte, Paulo César Marcondes Pedrosa, e pelo representante da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Edmundo Vale.
Negócio de família
Um placa comemorativa foi entregue à Maria da Conceição Ferreira, fundadora do bar, e a seus filhos João Lúcio Ferreira e Luiz Fernando Ferreira, sócios-proprietários do Café Palhares.
Emocionado com a homenagem, Luiz Fernando disse que o reconhecimento serve de incentivo para que a família prossiga no negócio, buscando oferecer um serviço de qualidade no atendimento e nos pratos servidos. “Neste ano de 2009 tivemos muitas alegrias por saber que a dedicação da nossa equipe resultou na conquista de um festival tão disputado, concorrendo com 41 bares tradicionais de Belo Horizonte”, contou.
História de sucesso
O Café Palhares funciona no mesmo endereço desde 1938, na rua Tupinambás, nº 638. Dez anos mais tarde, foi adquirido por João Ferreira e sua esposa Maria da Conceição Ferreira, conhecida como Naná Ferreira. O lugar tornou-se ponto de encontro de belo-horizontinos, sempre elogiado por frequentadores. Passaram por lá autoridades como Juscelino Kubitscheck, Tancredo Neves, Magalhães Pinto, Hélio Garcia e, mais recentemente, o prefeito Marcio Lacerda. Atualmente, o bar atende os mineiros para café da manhã, almoço e, no final da tarde, para o happy hour.
O local é responsável por um dos pratos mais famosos da cidade, o kaol: arroz, ovo frito, linguiça e couve refogada. O "k" é da cachaça que normalmente acompanha a refeição, com ingredientes simples e típicos da cozinha mineira.
Karacol de Pernil
Uma receita de pernil em forma de caracol, regado com molho de picante de abacaxi, fios de couve e pão árabe conquistou o paladar dos mineiros ao vencer o festival ´Comida di Buteco 2009´. O Café Palhares conseguiu seu primeiro título com o tira-gosto “Karacol de Pernil”, preferido pela maioria dos mais de 160 mil votos válidos do festival.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).