VERTICALIZAÇÃO PAMPULHA

Frente atua em defesa da Lagoa e da região

Frente atua em defensa da Lagoa e da região A Frente Parlamentar em Defesa da Lagoa e Contra a Verticalização da Pampulha foi criada em 2008, por iniciativa do vereador Hugo Thomé (PMN). Segundo ele, a motivação nasceu do fato de a região da Pampulha agregar a maior área verde e não verticalizada de BH.
terça-feira, 24 Novembro, 2009 - 22:00
Frente atua em defensa da Lagoa e da região A Frente Parlamentar em Defesa da Lagoa e Contra a Verticalização da Pampulha foi criada em 2008, por iniciativa do vereador Hugo Thomé (PMN). Segundo ele, a motivação nasceu do fato de a região da Pampulha agregar a maior área verde e não verticalizada de BH. Essa característica gerou a necessidade de se criar um fórum de discussão mais específico sobre o tema.

De acordo com o parlamentar, foi levada em consideração a questão turística, pois a Lagoa da Pampulha é o mais famoso cartão postal da cidade, e também o complexo esportivo Mineirão-Mineirinho, que é outro atrativo da região. A criação da Frente contou com o apoio de nada menos que 38 vereadores da Casa. De acordo com Hugo Thomé, a iniciativa abre o diálogo entre a comunidade e os poderes executivo e legislativo, e conta com o apoio de 26 vereadores da atual legislatura, que integram hoje a frente.

Perigo

O parlamentar revela um grande receio de que se abra precedentes para a verticalização de certas áreas da Pampulha, como propunha um projeto de lei discutido em 2008, o que poderia potencializar o assédio das construtoras à região. De acordo com ele, poderiam ser liberadas novas edificações caso existam áreas cuidadosamente estudadas, cujas obras não impactem de forma negativa, mas que gerem benefícios para a população local.

Na opinião do vereador Sérgio Fernando (PHS), que também é membro da frente, “o interesse coletivo é pautado no bem estar do cidadão de BH, que não pode ser prejudicado por interesses econômicos”.

Hugo Thomé diz que a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) deve resistir às pressões pró-verticalização e acredita que a maioria dos legisladores da Casa está consciente daquilo que é melhor para a população.
 
Agenda

A Frente se reúne sempre que há necessidade de discutir questões relacionadas ao espaço geográfico da Pampulha e à preservação da Lagoa. De acordo com o legislador, isso deverá ocorrer durante as próximas discussões sobre possíveis alterações da lei de uso e ocupação do solo.
 
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).