Em 18 e 19/11, Câmara Municipal é apresentada a 13 servidores novatos, não efetivos.

O curso teve por objetivo integrar os novos servidores, não efetivos, à Câmara Municipal, apresentando a eles o papel do Poder Legislativo, a estrutura da organização, serviços de Informática, orientando-
Psicofuncional – DIVDEP -, Sulavan Fornazier de Santana, da Escola do Legislativo – ESCLEG -, e Rafael Guimarães, da Divisão de Informática - DIVINF.
Públicos distintos
Segundo Maria Lídia Lima dos Santos, foram realizados dois eventos de Integração Institucional nesta semana. O primeiro, nos dias 16 e 17 de novembro, para os novos servidores efetivos, e o segundo, nos dias 18 e 19, para servidores de recrutamento amplo, estagiários, terceirizados e trabalhadores mirins. O objetivo foi capacitar, de forma personalizada, cada um desses públicos.
“O curso destinado aos servidores efetivos que prestarão serviço na Secretaria da Câmara se aprofunda mais na estrutura, funcionamento e serviços e na Integração Institucional dos servidores que iniciam sua carreira no Legislativo”, explicou Maria Lídia. De acordo com ela, esse curso fornece-lhes, inclusive, informações detalhadas sobre a Lei nº 8793/2004, que institui a carreira dos servidores da Câmara Municipal.
“O segundo evento já aborda temas relacionados à
de desempenho da Câmara e outros cursos específicos, como Atendimento ao Público. O curso “Introdução ao Ambiente da Câmara” será ministrado para uma nova turma nos dias 24 e 25 de novembro.
Abordagem humana
No dia 18/11, Maria Lídia discutiu temas como pontualidade, respeito aos colegas, agregação de valor à equipe e postura profissional. Falou, ainda, sobre complicações da comunicação interna organizacional, sobre o serviço público e suas particularidades e sobre as diferenças entre usuário, consumidor e cidadão.
Para Luiz Inácio de Lima Carvalho, estagiário de Psicologia da DIVDEP, o treinamento facilita o relacionamento dentro da Câmara. “As informações são necessárias, pois dão uma visão global sobre a CMBH, com informações sobre Informática, por exemplo, facilitando e enriquecendo a qualidade do trabalho, concluiu.
Abordagem histórica
Sulavan Fornazier de Santana, da ESCLEG, resgatou, por sua vez, a história dos três poderes, desde a época do reinado até os dias de hoje, tendo por objetivo explicar a transformação de Estado Absoluto para Estado Moderno e o surgimento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da democracia e da função pública. Sistemas de Informática Rafael Guimarães, da DIVINF, descreveu suas atividades e a de seus colegas dentro da divisão, mostrando programas já desenvolvidos, de acordo com a demanda da Câmara, como, por exemplo, o controle de chaves, antes realizado manualmente e, agora, sistematizado. Rafael esclareceu, ainda, as competências da divisão, mostrando o layout e procedimentos adequados para a construção de sites seguros.
Dicas e recomendações
- Extensões perigosas – EXE, PIT, BAT, COM, SCR;
- Engenharia social – emails falsos para obtenção de informações sigilosas;
- Utilização de senhas somente em computadores confiáveis, nunca em computadores públicos;
- Recomendação para que não se deixe o computador “logado” para outros usuários;
- Utiização de um bom antivírus;
- Backup periódico
Para Rafael, o treinamento é fundamental. “As pessoas chegam aqui e ficam perdidas. Desta forma, o resultado do curso é muito positivo. No caso das informações sobre Informática, elas valem tanto para a vida profissional, quanto para a vidapessoal”, salientou.