HONRA AO MÉRITO

Câmara homenageia Octávio Matta Machado

Câmara homenageia Octávio Matta Machado A Câmara Municipal de Belo Horizonte reuniu-se no dia 24 de novembro, no Plenário Amynthas de Barros, para entrega de Diploma de Honra ao Mérito a Octávio Matta Machado, por iniciativa do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB).
quarta-feira, 25 Novembro, 2009 - 22:00
Câmara homenageia Octávio Matta Machado A Câmara Municipal de Belo Horizonte reuniu-se no dia 24 de novembro, no Plenário Amynthas de Barros, para entrega de Diploma de Honra ao Mérito a Octávio Matta Machado, por iniciativa do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB).
De acordo com o parlamentar, Octávio Matta Machado, conhecido no meio artístico como Otavinho Matta Machado, teve grande importância para o acesso de outros músicos mineiros fora dos limites de Minas, nos anos 40. Léo Burguês lembrou a trajetória de sucesso do homenageado, iniciada ainda jovem, quando participava de quermesses em Belo Horizonte, a fim de arrecadar fundos para as paróquias dos bairros de Lourdes e Santo Antônio.

O vereador disse, ainda, que coube a Otavinho romper as fronteiras de Minas para os futuros cantores que surgiram posteriormente, e que desejavam participar das rádios situadas no Rio de Janeiro e São Paulo. O parlamentar lembrou que o homenageado, na época de estudante, reunia-se com Hélio Pellegrino, Fernando Sabino, Ivo Pitangui e Acílio Lara Resende, para interpretar músicas que tocavam nas rádios do Brasil. Além disso, Octávio fazia apresentações no coreto da Praça da Liberdade.

Léo Burguês afirmou que Octávio Matta Machado foi aprovado no concurso da Rádio Mineira em 1937, e posterior a isso foi para a Rádio Tupi, no Rio de Janeiro, depois foi para a Rádio Mayrink, tendo como companhia Carmem Miranda, Sílvio Caldas, Chico Alves e Aracy de Almeida. Já reconhecido pelos brasileiros pelo seu sucesso como cantor, recebeu o título de “o cantor das 1001 fãs”.

No início da década de 60, voltou para Belo Horizonte definitivamente, e foi trabalhar na Rádio Inconfidência, onde encerrou sua carreira artística.

Octávio Matta Machado disse estar emocionado com a homenagem que recebeu, pois acaba de se curar de uma enfermidade, após período de internação; para ele, era “muito bom” poder lembrar de eventos positivos da sua vida.

Estiveram presentes à cerimônia Wecia Gabrielli, esposa do homenageado; Maria de Lourdes Matta Machado; a artista plástica Regina Matta Machado Sasdeli; Sidney Sasdeli; Rita Matta Machado; Reinaldo Matta Machado; e Hardey Fabiany Junqueira Cobra, representante do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).