GALERIA GUIMARÃES ROSA

Câmara expõe obras do “Projeto Luz e Arte nos Morros”

Câmara expõe obras do “Projeto Luz e Arte nos Morros” Obras de arte criadas pelas comunidades do Morro das Pedras, Vilas São Jorge I e II, Aglomerado do Cascalho, Associação 1º de Maio e Cabana serão expostas na Galeria Guimarães Rosa da Câmara Municipal de Belo Horizonte, entre os dias 10 e 19 de novembro.

quinta-feira, 5 Novembro, 2009 - 22:00

Câmara expõe obras do “Projeto Luz e Arte nos Morros” Obras de arte criadas pelas comunidades do Morro das Pedras, Vilas São Jorge I e II, Aglomerado do Cascalho, Associação 1º de Maio e Cabana serão expostas na Galeria Guimarães Rosa da Câmara Municipal de Belo Horizonte, entre os dias 10 e 19 de novembro. Na exposição, coordenada pela artista plástica Simone Zanol, estão desenhos, pinturas, objetos reciclados e bordados com linhas.

Desde 2006, o projeto “Luz e Arte nos Morros” trabalha com 130 alunos das oficinas de artes plásticas, com o objetivo de ampliar as atividades culturais para a socialização e a interação da comunidade aos bens culturais, e assim estimular a formação dos alunos e incentivar o dom de criar dos participantes.

Simone Zanol afirma que cada exposição é como se fosse a primeira. Ela contou que teve a ideia do projeto quando trabalhava na Regional Oeste como gerente cultural e dava aulas de desenho e pintura. Resolveu, então, ensinar às crianças daquela comunidade. A iniciativa começou com 15 crianças. Posteriormente, ela decidiu entrar com o projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e durante três anos ensinou aos moradores dessas comunidades.

 “Luz e Arte nos Morros” tem o apoio da curadora Maria Zanol e dos professores Antônio Castelo Branco, de pintura em aquarela; Du Salgado, de pintura em tela; e Fátima, de bordado. Por falta de aprovação do Projeto de Lei de Incentivo à Cultura, no final de 2008, em média 150 alunos ficaram sem aulas em 2009.

De acordo com a coordenadora do projeto, o objetivo da exposição é acompanhar o processo de criação e aprendizado dos alunos, a inclusão sócio-cultural de moradores da periferia que não têm acesso a professores particulares. As obras foram selecionadas por outros curadores e professores do projeto.

Simone citou algumas obras que representam o “Projeto Luz e Arte nos Morros”: a capa do convite da exposição na Galeria Guimarães Rosa é uma cópia do primeiro quadro pintado por uma moradora do bairro Nova Gameleira, que tem problemas de visão (desenho de um boto cor de rosa).  Outra obra que representa os adolescentes do projeto são quinze gatinhos de bibelô pintados à maneira deles. Para representar os adultos, um banner de dois metros com bordado artístico em pedraria.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).