
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte (ESCLEG) promoveu, na quarta-feira, 16 de setembro, a posse dos vereadores-mirins do Projeto Câmara Mirim. O evento ocorreu às 16 horas, no Plenário Paulo Portugal.
Estiveram presentes 41 jovens para prestigiar a entrega do título de presidente e secretário-geral da Câmara Mirim, que foi entregue pela presidente da Casa, vereadora Luzia Ferreira (PPS).
Na ocasião, os estudantes aprenderam a apresentar propostas e a redigir projetos de lei. Matheus Fernandes, 14 anos, aluno do 3º ano do 3º ciclo da Escola Municipal Jardim Felicidade, foi eleito presidente. “Prometeu fazer o melhor para o povo belo-horizontino. Darei tudo de mim”, ressaltou.
Foram empossados, também, Ana Luiza de Oliveira Souza, 12 anos, da Escola Municipal Professora Ondina Nobre, como vice-presidente, e Yuri Landan Van Putten, 14 anos, da Escola Municipal Prefeito Amynthas de Barros, como secretário-geral da Câmara Mirim.
Luzia Ferreira disse sentir-se honrada com a iniciativa e afirmou que a proposta prevê políticas de inclusão sociais para os adolescentes do município, formando a consciência da cidadania, dando-lhes conhecimento de como funciona o mundo em que vivem, ao representarem a ‘Câmara do Futuro’.
“Fico feliz em ver que aqui vocês não têm barreiras, não possuem preconceitos. Homens e mulheres dividem cargos de responsabilidade e esperamos futuramente ver mais essa diversificação, na sociedade em geral”, falou a parlamentar.
O Projeto Câmara Mirim surgiu em 2008, na gestão do então presidente Totó Teixeira (PR). Nele, jovens de ensino fundamental de escolas municipais da capital mineira participam mensalmente de encontros na Casa, aprendendo um pouco mais sobre as atividades parlamentares e o funcionamento do Legislativo Municipal de Belo Horizonte.
Os estudantes desempenham ações simulatórias em comissões temáticas e sessões plenárias, além de aprender sobre assuntos específicos, por meio de palestras com autoridade de diversas áreas, como a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). São 41 alunos de instituições de ensino das 9 regionais da cidade. As atividades vão até novembro, faltando, ainda, dois encontros para o encerramento.
A coordenação das atividades fica por conta de Sulavan Fornazier, da Escola do Legislativo, Jane Costa, da Divisão da Desenvolvimento Psicofuncional (DIVDEP) e conta com o apoio de Gisela Palmieri, da Divisão de Assessoramento ao Plenário e às Comissões (DIVAPC).
Informações na Escola do Legislativo (3555-1255/1466)