Vereador de Timóteo visita a Câmara

Em 14/08, vereador de Timóteo vem conhecer a Escola do Legislativo e o Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal.

Alcely Viana Costa, Vereador Douglas Willkys e Rosemary de Souza Sil</body></html>

domingo, 16 Agosto, 2009 - 21:00

Alcely Viana Costa, Vereador Douglas Willkys e Rosemary de Souza SilvaTomando conhecimento dos trabalhos realizados pela Escola do Legislativo e pelo Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Vereador Douglas Willkys, da Câmara Municipal de Timóteo, acompanhado de seu assessor, Paulo Lemos, veio conhecer os trabalhos aqui realizados, relatando algumas ações já implementadas em sua cidade.

Ações da Câmara Municipal de Timóteo

De acordo com Douglas, a cidade de Timóteo possui 80 mil habitantes e uma arrecadação de 150 milhões de reais, devido ao grande número de empresas instaladas no Vale do Aço. A Câmara Municipal de Timóteo conta com dez vereadores, que se reúnem, em plenário, duas vezes por mês.
Segundo o vereador, a Câmara de Timóteo realiza ações isoladas, no âmbito da cidadania:
1) Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC -, com internet popular, serviço de orientação jurídica, serviço de impressão e comunicação e outros trabalhos.2) Posto de Identificação, que trabalha em parceria com a delegacia da cidade.3) Casa de Memória, acervo da própria Câmara, que reúne a história dos vereadores e da Câmara Municipal de Timóteo, incluindo móveis do passado. É um museu do Legislativo, que funciona numa casa antiga, uma das primeiras da cidade.

Apresentando a Câmara Municipal de Belo Horizonte


Núcleo de Cidadania

Vereador de Timóteo visita o Refeitório PopularAlcely Viana Costa, coordenadora do Núcleo de Cidadania da CMBH, primeiramente, mostrou ao vereador o Plenário Amynthas de Barros, falando sobre as reuniões lá realizadas e sobre estrutura disponível. Em seguida, Douglas esteve na sala do diretor geral da Câmara, Geraldo Magela Luzia da Silva, que deu as boas vindas ao vereador. Depois, Alcely apresentou a Douglas alguns setores do Núcleo de Cidadania, como o PROCON e o Juizado de Pequenas Causas. Quanto ao PROCON, Alcely informou que, além de prestar-se atendimento à população, realizando-se, inclusive, campanhas educativas, presta-se, também, um serviço ao servidor da Câmara. Por meio de convênios com outros setores, como a Divisão de Assistência e Saúde do Trabalho – DIVSIS -, é feito um trabalho buscando organizar melhor a vida financeira do servidor, baseado em dados fornecidos pelo Programa de Acompanhamento Periódico de Saúde – PAPS, como a depressão dos servidores devido a dívidas, por exemplo.

No Núcleo de Cidadania, além de se fazer o cadastro de empregos, também é feita uma pesquisa de cursos gratuitos de qualificação, considerando que, ao fazer o curso, a pessoa já pode sair com uma vaga de emprego. Divulgam-se, ainda, no setor, locais de lazer gratuito e informações sobre outras agências de emprego e sobre seguro-desemprego. O vereador também visitou o Refeitório Popular, outro serviço oferecido pelo Núcleo.{mospagebreak}

Escola do Legislativo

Vereador Douglas olha cartaz confeccionado pela Escola do LegislativoRosemary de Souza Silva, coordenadora do Núcleo de Formação da Cidadania, e Sulavan Fornazier, responsável pelos projetos “A Escola vem à Câmara” e “Câmara Mirim”, da Escola do Legislativo, mostraram a Douglas a página da Escola do Legislativo no site da Câmara, apresentando a ele o “Câmara Mirim”, projeto de educação cidadã, este ano, em sua segunda legislatura e quinta sessão. Sulavan e Rosemary explicaram que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi criado com o intuito de desenvolver o espírito de cidadania, de participação democrática e de senso crítico em alunos entre 10 e 14 anos, de escolas públicas municipais. De acordo com o vereador Douglas, até o ano passado, o Projeto Câmara Mirim também foi realizado na Câmara Municipal de Timóteo, com a participação de dez vereadores mirins.

Rosemary e Sulavan apresentaram, também, a Douglas, o “Fórum Metropolitano”, que já realizou quatro encontros temáticos, tendo por objetivo fomentar o diálogo sobre questões metropolitanas e buscar alternativas para solucionar problemas comuns. Falaram sobre o "Voto Cidadão", projeto que busca sensibilizar o público adolescente para a importância do voto aos dezesseis anos, por meio de peça teatral produzida por servidores da Câmara, com a participação do TRE. E informaram, por fim, ao vereador, sobre treinamentos de capacitação interna oferecidos pela Escola e sobre o trabalho dos Núcleos, com a apresentação de vídeo, disponível no site.