REUNIÃO ESPECIAL

Instituição filantrópica é homenageada na Câmara

Instituição filantrópica é homenageada na Câmara A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma reunião especial para comemorar os 34 anos da Casa do Homem de Nazaré. A solenidade ocorreu no dia 14 de julho, no Plenário Amynthas de Barros, por iniciativa do vereador Paulo Lamac (PT), líder de governo na Casa, que presidiu a reunião.

quinta-feira, 16 Julho, 2009 - 21:00

Instituição filantrópica é homenageada na Câmara A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma reunião especial para comemorar os 34 anos da Casa do Homem de Nazaré. A solenidade ocorreu no dia 14 de julho, no Plenário Amynthas de Barros, por iniciativa do vereador Paulo Lamac (PT), líder de governo na Casa, que presidiu a reunião.

A entidade está localizada no bairro Esplanada, região Leste da capital. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que abriga, socializa educa e promove a qualidade de vida para crianças carentes. A Casa oferece às crianças, atendimento especial no Hospital São Camilo, incluindo tratamento médico e serviços de educação.

A Casa do Homem de Nazaré conta com 21 empresas mantenedoras, entre elas: Ação Mineira para a Educação (AMAE); Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de  Capitais de Minas Gerais (APIMEC- MG); Associação Propagadora Esdeva; Expresso Pizza; Colégio Arnaldo; Direcional Engenharia, dentre outras.

Paulo Lamac elogiou as atividades da Casa, afirmando que a luta desenvolvida em prol da comunidade é orgulho para os  belo-horizontinos e sinônimo de conquistas. “O trabalho da Casa é exemplo para a cidade”, falou o parlamentar.  

O presidente da Casa, padre Cornélio Kila, agradeceu a homenagem e apresentou um breve histórico da instituição. Destacou a assistência médica precária, nos postos públicos de saúde, onde é grande a espera por atendimento.

O padre descreveu as dificuldades dos pais para lidarem com os problemas de seus filhos e disse, ainda, que a entidade encaminha as crianças para o Hospital São Camilo.
 
Lamentou a precariedade do ensino público e acrescentou que a Casa do Homem de Nazaré tem o papel de completar essa educação deficitária, com outras atividades educativas. “Lamentamos muito à precariedade do sistema público. Porém, com o auxílio dos nossos parceiros, conseguimos dar o mínimo de dignidade a muitas crianças necessitadas”, disse.
 
O gerente de Comunicação da Casa do Homem de Nazaré, Agnaldo Francisco da Silva, comentou a dedicação da instituição no amparo às crianças carentes. Disse que várias empresas auxiliam a Casa, e mencionou a criação de um selo que servisse de elo entre essas parceiras e a entidade homenageada.

José Renato Barbosa Lopes comentou a importância de ser voluntário da instituição homenageada, que atua de forma nobre e proativa em prol do futuro de crianças e adolescentes carentes. Denominou a missão desenvolvida pela Casa do Homem de Nazaré como “Santa Causa”.

O secretário municipal Adjunto de Governo, Geraldo Antônio Laje Pessoa, representante do Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, elogiou o exemplo de vida do padre Cornélio Kila. Saudou a psicóloga Maria Rita em nome de todos os que atuam e colaboram com o desenvolvimento da instituição.

Estiveram presentes, ainda, os seguintes profissionais da Casa do Homem de Nazaré:  o professor de Informática Fábio Nunes Chaves, a voluntária e professora Eliana Lara, o psicólogo Luiz Frois, a assistente Gisele Cristina, a psicóloga social Maria Rita, o técnico de futebol José Carlos Pereira de Paula e a monitora educacional Fabrícia Aparecida da Silva.

Participaram também da homenagem, a diretora-presidente do Grupo de Escoteiros do Bairro Padre Eustáquio, Madalena Lucena de Souza, e o irmão do vereador Paulo Lamac, Lucas Lamac.

Informações no gabinete do vereador Paulo Lamac (3555-1188/1189) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).