
Na próxima quinta-feira, 2 de julho, representantes dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte estarão reunidos em Betim para o IV Encontro Temático do Fórum Metropolitano da RMBH, que debaterá a destinação final dos resíduos sólidos.
O Fórum Metropolitano tem como proposta promover encontros entre os municípios da RMBH e do Colar Metropolitano e implementar uma rede permanente de comunicação intermunicipal. Sob a coordenação da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Fórum é um espaço permanente que visa fomentar o diálogo a respeito das questões metropolitanas e possibilitar a criação de alternativas para a resolução dos problemas existentes na Região Metropolitana.
Segundo o chefe da Escola do Legislativo da CMBH, Marcos de Alvarenga Mudado, o Fórum já está consolidado como espaço de discussão e a Casa destaca-se por estar à frente dessa iniciativa.
Novidades
Mudado conta a novidade para o IV Encontro do Fórum Metropolitano: “Nesta edição, apresentaremos o fórum de discussão virtual, que tem o objetivo de aproximar os cidadãos à Câmara e facilitar o acesso ao debate”, destaca.
O chefe da Divisão de Consultoria Legislativa, Maurício Leite de Moura e Silva, anuncia a criação do Comitê de Monitoramento das Sugestões do Fórum, que será formado por entidades organizadas interessadas, para acompanhar os desdobramentos do fórum.
O IV Encontro Temático é uma realização das Câmaras Municipais de Belo Horizonte e Betim. O evento será realizado sob a coordenação técnica da Escola do Legislativo da CMBH, da Agência Metropolitana da RMBH e do Governo do Estado de Minas Gerais. São parceiros institucionais a PBH, a Prefeitura de Betim, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU); e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Também são parceiros do Fórum, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (GRANBEL), a Pró Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o Observatório de Políticas Urbanas (OPUR-PUC Minas/ PROEX), o Núcleo Jurídico de Políticas Urbanas, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG).
Escolha
Betim foi escolhida para realizar o próximo encontro temático, por ser cidade-polo de uma importante microrregião, além de ter uma importância socioeconômica no Estado de Minas Gerais, fazendo parte de um consórcio de municípios que vão construir um aterro sanitário. “Uma das premissas do Fórum é realizar discussões itinerantes, que não fiquem restritas a uma única cidade”, enfatizou Maurício Leite. Desta vez Betim sediará o evento, porque tem se destacado na iniciativa de oferecer tratamento adequado aos resíduos sólidos gerados pela população”, completou.
Eventos realizados
O Seminário de Abertura do Fórum Metropolitano, realizado em outubro de 2007 em Belo Horizonte, abordou diversos temas. Após o evento foi aprovada a Carta do Fórum Permanente da região Metropolitana e do colar Metropolitano.
O I Encontro Temático do Fórum Metropolitano da RMBH ocorreu em fevereiro de 2008 no município de Itaguara e abordou o tema "Transporte Coletivo". No mesmo ano, em julho, o II Encontro Temático, em Santa Luzia, abordou o "Saneamento Ambiental na RMBH: Diagnóstico e Perspectivas".
Em dezembro de 2008 foi realizado o III Encontro Témático do Fórum Metropolitano da RMBH, no município de Ribeirão das Neves, sobre o tema: "Sistema de Saúde na RMBH: Saúde da Família ".
O IV Encontro Temático do Fórum Metropolitano da RMBH será realizado de 8h30 às 17 horas no Clube do Trabalhador “Francisco Netto Motta” do Serviço Social da Indústria (SESI Betim/MG). As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente no endereço da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no destaque “Fórum Metropolitano” (
www.cmbh.mg.gov.br/forummetropolitano). As vagas são limitadas.
Informações na Escola do Legislativo (3555-1466) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105)