HONRA AO MÉRITO

Projeto Manuelzão recebe Diploma de Honra ao Mérito

Projeto Manuelzão recebe Diploma de Honra ao Mérito A luta do Projeto Manuelzão por melhorias nas condições ambientais, com o objetivo de garantir a promoção da qualidade de vida da população, foi reconhecida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.
terça-feira, 28 Abril, 2009 - 21:00
Projeto Manuelzão recebe Diploma de Honra ao Mérito A luta do Projeto Manuelzão por melhorias nas condições ambientais, com o objetivo de garantir a promoção da qualidade de vida da população, foi reconhecida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.

O Projeto criado há 12 anos por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. A homenagem solicitada e presidida pelo vereador Arnaldo Godoy (PT) aconteceu no dia 27 de abril, às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros.

“O Projeto Manuelzão prima pela manutenção da vida não só dos cursos d’água, mas também do meio ambiente. Essa honraria é fruto da constatação do trabalho, empenho, dedicação e persistência daqueles que acreditam e devotam a sua vida à causa ambiental”, disse o parlamentar.

Há mais dez anos o Projeto Manuelzão trabalha com iniciativas voltadas a preservação do meio ambiente com foco especial, na promoção e revitalização da bacia do Rio das Velhas, principal afluente da bacia do rio São Francisco. O objetivo do Projeto é recuperar a saúde ambiental do Rio das Velhas que é prejudicada com recebimento de esgoto de afluentes como o Ribeirão Arrudas e Ribeirão do Onça que cortam Belo Horizonte.

Durante a solenidade, o presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e ex-vereador de Belo Horizonte, Thomaz da Matta Machado ressaltou a importância de a sociedade reconhecer que o mundo além de crises econômicas, políticas também deve estar convicta que há uma crise ambiental que precisa ser enfrentada. 

Segundo o coordenador Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano, o esforço do Projeto é no sentido de resgatar a solidariedade de todos com o planeta Terra, com a biodiversidade e com a construção de um horizonte diferente. “O Manuelzão é conduzido por pessoas que tiveram preocupação para além de interesses pessoais e que compartilham de visões de interesse coletivo”, destacou.

“O Projeto surgiu de uma crise pessoal e é fruto de uma crítica ao sistema político e econômico mundial”, disse Apolo Heringer Lisboa, coordenador do Projeto Manuelzão. “Nossa proposta não se esgota apenas na volta dos peixes aos rios, visa transpor as barreiras físicas do mundo”, acrescentou. 
Durante a solenidade também foi exibido um vídeo sobre a expedição “Rio das Velhas 2007”.    

Informações no gabinete do vereador Arnaldo Godoy (3555-1164/3555-1165) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).