BELVEDERE

Câmara de BH cria frente em defesa da Alça do Belvedere

Câmara de BH cria frente em defesa da Alça do Belvedere A Câmara Municipal de Belo Horizonte instituiu ontem, 18 de março, a Frente Parlamentar em Defesa da Construção da Alça do Belvedere.
quarta-feira, 18 Março, 2009 - 21:00
Câmara de BH cria frente em defesa da Alça do Belvedere A Câmara Municipal de Belo Horizonte instituiu ontem, 18 de março, a Frente Parlamentar em Defesa da Construção da Alça do Belvedere.

O objetivo é que a Frente seja um canal de articulação e mediação política suprapartidária para garantir o cumprimento efetivo do conjunto de viadutos, trincheiras e alças viárias, que ligará a BR-356, saída para o Rio de Janeiro, à rodovia MG-030, que interliga a capital à cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana. O projeto vai beneficiar aproximadamente 150 mil pessoas.

O vereador Fred Costa (PHS), autor do requerimento que originou a Frente Pró-Alça Belvedere, tem acompanhado e atuado em parceria com as associações desde o início do caso, quando foi procurado por moradores. “Só no ano passado, fomos três vezes à Prefeitura, ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) e ao Conselho Deliberativo Patrimonial e Histórico do Município. Além disso, priorizamos a escolha da obra no Orçamento Participativo Digital 2008, mas, infelizmente, ficamos em segundo lugar”, disse o parlamentar.

Segundo Fred Costa, a pauta deste mês já foi definida. “Primeiro visitaremos todas as associações, tanto as de moradores, quanto a dos construtores. Em seguida, agendaremos nova reunião na Prefeitura, com o secretário de Governo, Murilo Valadares. E em abril, vamos até Nova Lima. É importante estreitar os laços com o prefeito Carlinhos Rodrigues” completou o vereador.

A Frente Pró-Alça Belvedere é formada por Fred Costa, presidente; Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL), vice-presidente; Antônio Torres ‘Gunda’ (PSL) 2º vice-presidente; Edinho Ribeiro (PTdoB), 3º vice-presidente; Léo Burguês de Castro (PSDB) secretário; Reinaldo ‘Preto Sacolão’ (PMDB), 1º. secretário; Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), 2º secretário e Bruno Miranda (PDT) como suplente.

Alça do Belvedere

Pelo local transitam diariamente, aproximadamente, 120 mil veículos. Segundo dados da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans) e da Prefeitura, só nessa região da cidade, o número de veículos cresceu 82% em cinco anos. Se concluída, a obra deverá aliviar o tráfego no Belvedere e de toda a região do entorno, que tem registrado congestionamentos diários.