AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reunião irá discutir depósito de lixo no Parque Estadual do Rola Moça

Reunião irá discutir depósito de lixo no Parque Estadual do Rola Moça A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana aprovou hoje, 19 de fevereiro, o requerimento 180/2009, de autoria dos vereadores Neusinha Santos (PT) e Leonardo Mattos (PV), que pede audiência pública para discutir as denúncias referentes ao depósito irregular de lixo hospitalar no Parque Estadual do Rola Mo
quarta-feira, 18 Fevereiro, 2009 - 21:00
Reunião irá discutir depósito de lixo no Parque Estadual do Rola Moça A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana aprovou hoje, 19 de fevereiro, o requerimento 180/2009, de autoria dos vereadores Neusinha Santos (PT) e Leonardo Mattos (PV), que pede audiência pública para discutir as denúncias referentes ao depósito irregular de lixo hospitalar no Parque Estadual do Rola Moça, às margens da BR-040, sentido BH-Rio. O local e a data da reunião ainda não foram definidos.
Neusinha Santos lembra que, naquela reserva ambiental, existem mananciais que fornecem água para o abastecimento da cidade e de outros municípios metropolitanos. É uma área de recarga de lençóis freáticos. 
Denúncias

As denúncias revelam a existência de um lixão que seria utilizado pela Prefeitura de Ibirité para despejar 150 toneladas de resíduos hospitalares, diariamente, no parque estadual.

Os tratores de esteira e as retroescavadeiras, encontrados no local, seriam utilizados para abrir valas, onde era depositado o lixo hospitalar. Depois, essas valas eram tapadas com terra.

Serão convocados para a audiência pública, o secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares; a secretária municipal adjunta do Meio Ambiente, Flávia Mourão; e o secretário municipal de Governo, Josué Valadão.

Convidados pela comissão serão o major Cícero Leonardo da Cunha, da Polícia Militar do Meio Ambiente; o prefeito de Ibirité, Laécio Dias; e o presidente da Copasa, Márcio Nunes.

Além de presidente da Comissão, Neusinha Santos faz parte do Conselho Nacional de Cidades, vinculado ao Ministério de Cidades; é secretária-geral da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana e fundadora do Fórum Estadual pela Reforma Urbana.

Participa ainda, desde 1987, do Fórum Nacional de Reforma Urbana, responsável pelo primeiro projeto que criou o Fundo Nacional de Moradia Popular e o Conselho Nacional por Moradia Popular. Foi líder de governo, na Câmara Municipal durante seis anos, na gestão do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT).

A reunião ocorreu às 13 horas, no Plenário Helvécio Arantes. Estiveram também presentes à reunião, o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, Leonardo Mattos (PV), e os membros efetivos, vereadores Alexandre Gomes (PSB), Elaine Matozinhos (PTB) e Léo Burguês de Castro (PSDB).

Informações nos gabinetes dos vereadores Neusinha Santos (3555-1149), Elaine Matozinhos (3555-1102), Leonardo Mattos (3555-1192), Léo burguês (3555-1202), Alexandre Gomes (3555-1170) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105 / 1216).