Terceiro Encontro Temático discute a Saúde na RMBH

Com a proposta de conhecer o diagnóstico do Sistema de Saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tendo como norte o Programa Saúde da Família (PSF) e, a partir dessa discussão ver o que é preciso fazer, efetivamente, para resolver os problemas e desafios que se apresentarem, prefeitos, vereadores, o vice-governador de Minas Gerais, estudiosos e representantes da área de Saúde dos municípios e da Secretaria Estadual de Saúde, participaram, em Ribeirão das Neves, na manhã de hoje, quinta-feira, 18 de dezembro, da abertura do Terceiro Encontro Temático do Fórum Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O prefeito de Ribeirão das Neves, anfitrião do Encontro, Walace Ventura Andrade, disse que uma saúde pública eficiente é fundamental para a melhoria de qualidade de vida da população. “Ela é a chave para a solução de muitos problemas”, afirmou.
O vereador Totó Teixeira (PR), um dos mentores do Fórum Metropolitano, lembrou que a proposta metropolitana hoje é vitoriosa. “A realização do Terceiro Encontro, por si só, já demonstra o acerto da nossa sugestão. No primeiro, na cidade de Itaguara, discutimos o Transporte Metropolitano; no segundo, em Santa Luzia, foi a vez do Saneamento Básico e Ambiental. Agora, nos debruçamos sobre a questão da Saúde partindo da análise do Programa de Saúde da Família. Demonstramos assim, o envolvimento da região metropolitana com a solução de problemas que dizem respeito a todos nós”, disse o parlamentar.
Realidade metropolitana
O vice-governador do Estado, Antonio Anastasia, cumprimentou os participantes do encontro, dizendo que aquele era um momento especial. “Estamos de fato vivendo uma consciência e uma realidade metropolitana, não só física e populacional; mas de compromisso e trabalho no sentido de discutir a saúde pública, por exemplo, como uma preocupação de todos nós que vivemos na região metropolitana. Vejo com muita alegria que caminhamos para um planejamento metropolitano onde todos contribuem e cooperam, dentro de sua especialidade, para a solução de problemas que são comuns a toda a região”, lembrou.
Ainda segundo o vice-governador, a aprovação pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, do projeto de lei que cria a Agência Metropolitana estabelece “uma nova realidade na RMBH e abre caminho para uma governança cooperativa entre os municípios trabalhando para a efetiva redução da desigualdade social ”, acrescentou.
Fernando Antônio Gomes representou o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana. Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, representante do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Programa Saúde da Família, pediu maior empenho dos setores envolvidos com a saúde pública, no sentido de expandir o atendimento. “Hoje o PSF cobre cerca de 60% da população da região metropolitana e é bom lembrar que a maior parte das cerca de 600 equipes que temos na RMBH estão concentradas na capital. Assim, esta discussão aqui vai nos ajudar a encontrar os meios para esta expansão”, disse.
Também participaram da mesa de abertura do Terceiro Encontro do Fórum Metropolitano, o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, Marcos Antônio da Silva, o prefeito de Itaguara e presidente da Granbel, Ubiraci Prata Lima, a secretária de Desenvolvimento Metropolitano da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, Maria Madalena Franco Garcia, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Regional, Maria Coeli Simões Pires, a deputada estadual Gláucia Brandão (PPS) e a secretária Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves, Renata Leandro de Figueiredo.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).