Fórum Metropolitano

III Encontro Temático do Fórum Metropolitano debate os desafios da saúde na RMBH.

cmbh.mg.gov.br/images/stories/182
escoladolegislativo/forum_metropolitano/04_2.jpg" title="" alt="" style="float:right" /> http://www.cmbh.mg.gov.br/images/stories/182
escoladolegislativo/forum_metropolitano/05.JPG" title="" alt="" style="float:center" /> >{mosimage}

quinta-feira, 18 Dezembro, 2008 - 22:00

cmbh.mg.gov.br/images/stories/182
escoladolegislativo/forum_metropolitano/04_2.jpg" title="" alt="" style="float:right" /> http://www.cmbh.mg.gov.br/images/stories/182
escoladolegislativo/forum_metropolitano/05.JPG" title="" alt="" style="float:center" /> >{mosimage}
O III Encontro Temático do Fórum Metropolitano da RMBH, que teve como tema: o PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA(PSF) foi realizado, dia 18/12, pelas Câmaras Municipais de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves.

Abertura

O evento contou com a participação de prefeitos, vereadores, estudiosos do tema, profissionais da área da saúde, além de interessados no assunto.

A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Vice-governador do Estado de Minas Gerais Antônio Augusto Junho Anastasia, Deputada Estadual Gláucia Brandão, Prefeito de Ribeirão das Neves Walace Ventura Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves Vereador Marcos Antônio da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Vereador Totó Teixeira,  Prefeito de Itaguara e Presidente da GRANBEL Ubiraci Prata Lima, Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas Maria Coeli Simões Pires, Subse e Desenvolvimento Metropolitano da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas Maria Madalena Franco Garcia e ainda Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves Renata Leandro de Figueiredo e Silva.

{mosimage}O vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia afirmou, em sua exposição, que “os problemas são comuns, e devemos unir forças para enfrentá-los”, e que "a saúde significa vida, é uma preocupação dos cidadãos, por isso, a importância de se ter um planejamento metropolitano, onde cada um cooperará com suas particularidades".

A Deputada Gláucia Brandão, coordenadora da Frente Parlamentar em prol da RMBH, ressaltou que o problema da saúde é um problema nacional. Afirmou ainda que o Fórum deve buscar estratégias para que se minimizem as disparidades na área da saúde. 

I Mesa Temática

Na I Mesa Temática,  que teve como tema: "Conhecendo a Situação Atual e as Propostas Institucionais", Fernando Antônio Gomes Leles, da Secretaria de Estado da Saúde traçou um diagnóstico da situação da saúde em Minas Gerais, e afirmou que o problema maior da saúde é a desigualdade de recursos. Expôs a importância da prevenção, “quando se pensa em saúde, pensa-se em curar a doença, e fala-se muito pouco em prevenção”.

II Mesa Temática

Na parte da tarde, o debate foi reiniciado com a II Mesa Temática que teve como tema: "Refletindo sobre Possibilidades e Perspectivas". Participaram da Mesa o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e Maria Rizoneide Negreiros de Araú entante do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON – da Faculdade de Medicina da UFMG. A Mesa foi coordenada pela Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves Renata Leandro de Figueiredo e Silva.

{mosimage}Helvécio Miranda afirmou a importância de se fazer uma prevenção mais eficaz, onde haja um acompanhamento da saúde da população e projetos de esclarecimento da prevenção de doenças. Falou sobre o projeto "Academia da Cidade", que com o apoio de profissionais de educação física e de nutrição, está conseguindo minimizar o número de pessoas em fatores de risco como obesidade e hipertensão. Ele destacou ainda a eficácia de equipes de saúde mental nas Unidades de Saúde Básica. Ele propôs uma rede metropolitana de saúde, em que o cidadão seja considerado cidadão metropolitano, podendo ser atendido não só em sua cidade de origem, mas em outras cidades da RMBH.

Rizoneide Negreiros, em sua palestra afirmou que a saúde é um direito de todos e dever do estado. Ela afirmou que "o SUS é um bom sistema de saúde, que chega aos pequenos municípios do Brasil, mas ele peca na qualidade". A falta de recursos é um dos principais motivos para a precariedade da saúde no Brasil, onde somente 15% da renda é destinada à saúde. Salientou também a importância do SUS, na promoção da saúde, com as campanhas de vacinação, controle de fármacos e campanhas de prevenção de doenças como por exemplo a AIDS.

Depoimentos

Caballero, vereador eleito em Ribeirão das Neves, afirmou que encontros, como o Fórum, são importantes para a troca de experiências de Programas que deram certo em outros municípios e que poderão ser aproveitados.

{mosimage}Adriana Alves Lara, vereadora eleita em Vespasiano, afirmou que o Fórum é uma oportunidade de se conhecer como estão funcionando os programas de saúde pública em outras cidades. Ressaltou a importância da descentralização dos recursos da capital, para que todas as cidades possam ter especialistas, e as pessoas não precisem se deslocar, enfatizou que o SUS é muito rico, mas não funciona por falta de vontade de se realizar os programas. "Para que haja um cumprimento dos programas e a população não fique em desvantagem é necessária a intervenção do Ministério Publico, e do Legislativo, se não fica só no faz-de-conta".

Valter Bento Martins, vereador eleito em Ribeirão das Neves, afirmou que um dos desafios é fazer uma distribuição igualitária dos recursos, para que não sobrecarregue a metrópole, e para que as cidades periféricas possam tratar integralmente seus pacientes, sem que as pessoas precisem se deslocar para outra cidade. Esta também é a opinião do vereador eleito de Ribeirão das Neves Fábio Luiz.

O Fórum se consolidou como um sucesso de público e encerrou os seus trabalhos com o Protocolo de Intenções de Ribeirão das Neves que será entregue  aos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, Assembléia Metropolitana da RMBH, Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano,  Agência de Desenvolvimento Metropolitano , Prefeituras e Câmaras Municipais dos municípios componentes da RMBH e do Colar Metropolitano, Secretaria de Estado da Saúde e todas as Secretarias Municipais de Saúde da RMBH e do Colar Metropolitano.

{mosimage}