CONSTITUIÇÃO CIDADÃ
Congresso comemora 20 anos da Constituição

terça-feira, 7 Outubro, 2008 - 21:00


O vereador Totó Teixeira presidiu a mesa que discutiu os avanços e as necessidades de reformas na Carta Magna. O presidente da Câmara Municipal falou sobre a judicialização da política e sobre o papel que as Cortes Constitucionais passaram a desempenhar nas sociedades depois da Segunda Guerra Mundial. “Muito longe de constituir-se em um fenômeno apenas brasileiro, a Judicialização da política é um fenômeno global”, destacou o parlamentar.
Totó Teixeira explicou que a judicialização tem objetivo de defender os direitos humanos e fundamentais das agressões provenientes não só do Estado, mas também de outros entes de natureza privada, dentro do ambiente judicial. O vereador comentou, ainda, que, ao contrário do que pensam as correntes conservadoras, a judicialização da política não se trata de uma usurpação do papel do Legislativo pelo Judiciário.
O parlamentar disse acreditar que esse fenômeno seja resultado de acontecimentos históricos que marcaram a sociedade, como as grandes guerras, os regimes totalitários e até mesmo da “desimportância” que o Parlamento tem enfrentado na vida cotidiana de muitos estados democráticos.
Também participaram do Congresso os ministros Carlos Velloso, do Supremo tribunal Eleitoral (STE), e Cármem Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), o juiz Fernando José Armando, do Tribunal de Justiça Militar e os professores Wladimir Rodrigues Dias, da UNI-BH e consultor da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Luís Roberto Barroso, da Universidade do Estado do Rio de janeiro.
O evento foi aberto na segunda-feira, 6 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- Minas) e encerrado no dia 8, no auditório da UNI/BH.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).