DIA DO CRUZEIRENSE

Sancionado projeto de lei que homenageia o Cruzeiro Esporte Clube

Sancionado projeto de lei que homenageia o Cruzeiro Esporte Clube O Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em segundo turno, o projeto de lei 1.594/08, de autoria do vereador Alberto Rodrigues (PV), que institui o ‘’Dia do Cruzeiro e Dia do Cruzeirense’’.
quinta-feira, 17 Julho, 2008 - 21:00
Sancionado projeto de lei que homenageia o Cruzeiro Esporte Clube O Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em segundo turno, o projeto de lei 1.594/08, de autoria do vereador Alberto Rodrigues (PV), que institui o ‘’Dia do Cruzeiro e Dia do Cruzeirense’’. A proposta foi sancionada esta semana pelo Prefeito Fernando Pimentel (PT), que torce pelo time, e se transformou na lei 9.590, de 14 de julho de 2008. A data a ser comemorada será o dia 2 de janeiro, marcando a fundação do clube.

História

A Societá Sportiva Palestra Itália foi criada em 1921, por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte. As cores adotadas, primeiramente, foram as da bandeira da Itália: branco, vermelho e verde. A cor verde foi a primeira a ser utilizada na camisa original do clube. Até 1925, somente descendentes de italianos poderiam jogar no time.

Em janeiro de 1942, quando o Brasil entrou na 2ª Guerra Mundial, um decreto federal impediu o uso de termos das nações inimigas em entidades, instituições, estabelecimentos, dentre outros. Assim, o nome Cruzeiro e um novo escudo foram adotados em outubro do mesmo ano, dez meses depois de uma intensa discussão. A escolha se deu pelo fato de os dirigentes entenderem que a constelação do Cruzeiro do Sul era a maior referência à pátria nacional, trocando a cor do uniforme para azul e branco.
 
A equipe se destacou em diversas competições oficiais ao longo dos anos, com conquistas nacionais e internacionais: duas Taças Libertadores da América, em 1976 e 1997; duas Supercopas de 1991 e 1992; uma Recopa em 1999; uma Copa Ouro e uma Copa Master em 1995. No âmbito nacional, o Cruzeiro sagrou-se seis vezes campeão da antiga Taça Brasil, das Copas do Brasil de 1993, 1996, 2000 e 2003, e do Campeonato Brasileiro de 2003. Também é 31 vezes Campeão do estado de Minas Gerais.

Justificativa
 
Alberto Rodrigues lembrou que o objetivo do projeto era o de levar o nome do time mineiro ao cenário esportivo nacional e internacional, pelo seu destaque no futebol. O parlamentar também disse que foi uma forma de reconhecimento da importância da torcida cruzeirense, denominada ‘’China Azul’’ pelo falecido jornalista e escritor Roberto Drummond.

“É inegável a contribuição que o Cruzeiro vem dando ao futebol mineiro e brasileiro pelas conquistas, pelo elevado número de talentos revelados no clube e seriedade de sua elogiável administração. Pelo bom trabalho, conseqüentemente, os títulos vieram”, ressaltou o vereador, que é conselheiro do time e locutor da Rádio Itatiaia, tendo narrado mais 1,4 mil jogos da equipe azul. Ele lembrou, ainda, que o Cruzeiro é, atualmente, uma potência do futebol mundial e, como cruzeirense, sente-se incumbido da função de prestar essa homenagem.

Informações no gabinete do vereador Alberto Rodrigues: (3555-1186/1187).