AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão analisa revitalização do quarteirão fechado da rua dos Tamoios

Comissão analisa projeto de revitalização A Comissão de Administração Pública realizou hoje, 14 de maio, audiência pública para analisar o projeto de revitalização do quarteirão fechado da rua dos Tamoios, entre a rua Curitiba e avenida Paraná.  A reunião foi solicitada pela vereadora Neila Batista (PT). 

terça-feira, 13 Maio, 2008 - 21:00

Comissão analisa projeto de revitalização A Comissão de Administração Pública realizou hoje, 14 de maio, audiência pública para analisar o projeto de revitalização do quarteirão fechado da rua dos Tamoios, entre a rua Curitiba e avenida Paraná.  A reunião foi solicitada pela vereadora Neila Batista (PT). 

Os moradores reivindicam a melhoria de acesso aos prédios, com instalação de rampas para ambulâncias, e a construção de uma praça com um monumento em homenagem aos fiscais do Trabalho assassinados em 2004 na chacina da cidade de Unaí, no norte do Estado.
 
Há quatro anos, no dia 21 de janeiro, três funcionários e o motorista foram mortos com tiros na cabeça na zona rural do município, quando investigavam denúncias de trabalho escravo. A emboscada foi, provavelmente, uma ‘’encomenda’’ do fazendeiro Norberto Mânica, para mostrar o poder do agronegócio na região. O suspeito ainda está em liberdade.

Insegurança

A moradora Maria das Graças de Souza contou que quando os filhos eram menores era difícil pegar a van escolar no local. Outra moradora, Anita França, afirmou já ter necessitado de uma ambulância para internação em um hospital de Nova Lima, tendo enorme dificuldade: “Precisei ser carregada até à rua Curitiba’’, disse.

A implantação de um estacionamento no local é uma das maiores reclamações dos moradores, pois o grande fluxo de veículos, sobretudo de motocicletas, e a circulação de pedestres aumentou, significativamente, contribuindo para aumentar a insegurança.
 
O comerciante e também morador Cesário Gonçalez, proprietário do estabelecimento “Rei do lanche’’desde 1972, recorda do tempo em que a região era tranqüila: “Mas depois vivemos um período de medo e insegurança ao andar nas ruas. A situação melhorou após a implantação das câmeras do programa “Olho Vivo” e esperamos avançar ainda mais. Toda melhoria no hipercentro é bem-vinda, não só para os moradores, mas para o comércio também, comentou o empresário.
 
Parcerias

A gerente regional de projetos urbanos de Requalificação do Hipercentro da regional Centro-Sul, Liana Valle, presente na audiência representando a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), concorda com a necessidade de revitalizar a região. “A exemplo do que foi feito na rua dos Carijós, que trouxe benefícios à capital”, afirmou.

Ela lembrou que o projeto de revitalização da rua dos Tamoios está parado desde 2004, pois nada foi conversado oficialmente com outros órgãos públicos. “A solução do problema exige estudos mais aprofundados, além de verbas disponíveis para a realização de obras”, constatou. Durante a reunião, foram apresentadas propostas para a realização de parcerias com entidades públicas e privadas.

A vice-presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Minas Gerais, Maria do Socorro Brandão, lembrou da chacina de Unaí e agradeceu a iniciativa de se fazer uma homenagem aos colegas. “Mas o mais importante é que a justiça seja feita e que o crime não fique impune”.

Informações no gabinete da vereadora Neila Batista (3555-1182/1183).