CÂMARA MIRIM
Vereadores Mirins formam quatro comissões

quarta-feira, 16 Abril, 2008 - 21:00


As comissões são: Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário; Meio Ambiente e Política Urbana; Direitos Humanos e Defesa do Consumidor; e Administração Pública. A partir de agora, todas as sessões contarão com a presença de um especialista para apresentar um tema relacionado com os trabalhos das comissões. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de maio, provavelmente com um tema relacionado ao trânsito.
O vereador mirim Caio Lopes de Paula, estudante da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Letícia, vai atuar na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Ele afirma que pretende criar projetos para estacionamentos no centro da capital com objetivo de evitar acidentes. “Essa é uma oportunidade de fazer coisas boas para a nossa cidade”, afirmou.
Sessão
Ocupando as cadeiras dos vereadores, os parlamentares mirins assistiram a apresentação sobre o tratamento da água e a despoluição de rios e córregos, orientada por Maurício Ribeiro, da Divisão de Ações Mercadológicas da COPASA. Em seguida, a servidora da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional, Jane Costa de Paula Oliveira, mostrou aos vereadores mirins como é o funcionamento das comissões e sua importância no processo legislativo. “As primeiras sessões serão mais informativas, mas sempre vinculadas aos trabalhos nas comissões”, ressaltou.
A vereadora Luzia Ferreira (PPS) falou sobre a comissão de Meio Ambiente, da qual é presidente, ressaltando alguns projetos que estão em tramitação, entre eles, o que define a destinação do óleo de cozinha usado, de autoria da própria parlamentar. “A gente trabalha com essa perspectiva de renovação de pensamento e essas crianças representam isso”, lembrou.
O projeto Câmara Mirim conta com a estruturação da Escola do Legislativo. Segundo a coordenadora do Núcleo de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo, Rosemary de Souza Silva, o formato didático e participativo, com a qual é desenvolvida a proposta, desperta o interesse dos adolescentes.
Informações na Escola do Legislativo(3555- e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216)