SOLENE

ONG Terra Verde: 20 anos de dedicação à arte

Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira (PR), o Legislativo realizou na segunda-feira, 21 de abril, a solenidade em homenagem aos 20 anos de fundação do Centro de Capacitação, Treinamento e Cultura Terra Verde (ONG Terra Verde).
terça-feira, 22 Abril, 2008 - 21:00
Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira (PR), o Legislativo realizou na segunda-feira, 21 de abril, a solenidade em homenagem aos 20 anos de fundação do Centro de Capacitação, Treinamento e Cultura Terra Verde (ONG Terra Verde). A reunião teve o objetivo de reconhecer as iniciativas de desenvolvimento sócio-econômico-cultural prestadas pela instituição no município de Belo Horizonte, no Brasil e no exterior. O evento ocorreu às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros. 
O centro é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, voltada aos interesses do meio artístico. A ONG traça projetos educacionais, de caráter social e cultural, com o objetivo de garantir, através da arte, a integridade física do homem e seu ambiente de trabalho. O centro auxilia músicos, escritores, produtores, artistas plásticos, atores, cantores, dentre outros.
Presidida por Márcio Correia Teixeira, o Terra Verde foi idealizado por 30 artistas jovens que adotaram as ruas como o espaço possível e ideal para a divulgação da arte, porque o grupo, embora talentoso, não tinha lugar para apresentar seus trabalhos. “Tomo emprestadas as palavras do escritor Paulo Coelho, quando afirma que quando alguém deseja alguma coisa e a quer, com todas as forças de seu coração, os ventos conspirarão a seu favor”, disse o presidente da Câmara Municipal.
Durante a cerimônia, o vereador Totó Teixeira entregou uma placa ao presidente da ONG, com os seguintes dizeres: “Na passagem do vigésimo aniversário de sua fundação, o povo de Belo Horizonte, por seus representantes, homenageia o Centro de Capacitação, Treinamento e Cultura Terra Verde – ONG Terra Verde, reconhecendo seu pioneiro, diversificado, contínuo e crescente trabalho em favor das artes e da cultura da terra mineira”.
Em memória ao ex-ministro e fundador do Ministério da Cultura (Minc), José Aparecido de Oliveira, foi entregue uma placa à família, representada pelo deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV), filho do ex-parlamentar. A placa continha os seguintes dizeres: “Em reconhecimento de seu incansável trabalho pela promoção da cultura e do homem de Minas, a homenagem do povo de Belo Horizonte à memória do ministro José Aparecido de Oliveira. Integrante da galeria dos protagonistas da história em que os valores mineiros tiveram nítido realce e inapagável expressão”.
Na ocasião, a Câmara Municipal ofereceu aos Amigos do Terra Verde a “Comenda-Homenagem Ministro José Aparecido de Oliveira”(In Memoriam)”. Diversas autoridades foram homenageadas, entre as quais, vereador Totó Teixeira, governador Aécio Neves (PSDB), prefeito Fernando Pimentel(PT), ministro Gilberto Gil, além de deputados estaduais e federais.
Artistas também receberam a comenda, entre eles os músicos Chico Amaral, Tadeu Franco, Fernando Brant, Lô Borges, Wilson Sideral, Flávio Venturini. Rede Globo, Rede TV, Rede Minas, “O Tempo”, “Hoje em Dia” estiveram entre as empresas homenageadas. Kiko Ferreira e Tutty Maravilha, e outros jornalistas, representando  veículos de comunicação, receberam a comenda.
Terra Verde
Com o propósito de difundir ações culturais e artísticas, o Centro de Capacitação, Treinamento e Cultura Terra Verde (ONG Terra Verde) oferece infra-estrutura e apoio logístico para associados que necessitem de produção de eventos, elaboração de projetos para captação de recursos através de leis de incentivo à cultura, assessoria jurídica, lançamentos de livros, entre outros auxílios.

Entre as propostas do Terra Verde destacam-se a criação de mecanismos de apoio à produção interna do artesanato e outros produtos artísticos, visando sua expansão no país e no exterior. O centro trata, ainda, do estudo e formulação de propostas que contribuam para a solução de problemas que afetam toda a classe artística, principalmente nas áreas gerencial, mercadológica e físico-tributária.

Projetos
Entre os projetos desenvolvidos pela ONG encontram-se o “Arraiá do Cumpade”, o “Expresso Cultural”, “Música que Vem de Minas”, a “Discoteca Pública”. Todos os projetos estão voltados para a divulgação de novos artistas, que visam a abertura de mercados e novas oportunidades de trabalho.
Junto às escolas públicas, o Terra Verde coordena o trabalho de oficineiros selecionando-os para os projetos Escola Aberta, Escola Viva e Fica Vivo, que atendem a população da periferia.            
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216)