AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara discute publicidade em bancas de revista

Câmara discute publicidade em bancas de revista Foi acirrada a discussão de segunda-feira, 14 de abril, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, acerca da publicidade em bancas de jornais e revistas da capital. O assunto foi abordado pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, sob a presidência do vereador Anselmo José Domingos (PTC).
domingo, 13 Abril, 2008 - 21:00
Câmara discute publicidade em bancas de revista Foi acirrada a discussão de segunda-feira, 14 de abril, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, acerca da publicidade em bancas de jornais e revistas da capital. O assunto foi abordado pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, sob a presidência do vereador Anselmo José Domingos (PTC). A reunião ocorreu às 13 horas, no Plenário Paulo Portugal.

A regularização da postura dos produtos de mídia pela capital mineira foi um dos aspectos abordados. Segundo Eustáquio Silva, diretor do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas do Estado de Minas Gerais, o fato de a publicidade estar distribuída em apenas alguns mobiliários dificulta a manutenção dos mesmos.

Silva comentou que o curto prazo para a troca das bancas atuais por outras, padronizadas, representa outro problema. De acordo com ele, o custo para aquisição de uma banca, que varia de 15 a 30 mil reais, é muito alto para que a troca seja efetuada no prazo. A data limite para a mudança é 9 de janeiro de 2009.

Alexandre Davis, empresário da PAD Comunicação e presidente do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior no Estado de Minas Gerais (SEPEX-MG),  informou que a escolha dos pontos para a implantação das peças publicitárias ocorre conforme a demanda do mercado. Para ele, só é viável a abrangência de todas as bancas caso a Prefeitura faça uma regulamentação específica dessa distribuição.

 O vereador Anselmo José Domingos designou uma comissão especial para analisar a situação e a veracidade das informações a respeito da atividade. “Existem pessoas insatisfeitas com toda essa situação. O que nós queremos é resolver o impasse”, afirmou.

A vereadora Luzia Ferreira (PPS) ressaltou a importância da verificação das questões apresentadas. Afirmou também que a discussão do assunto “publicidade” é importante, pois o seu excesso traz efeitos notórios sobre a população e a arquitetura da cidade. A parlamentar apóia a intenção que a Prefeitura tem de minimizar a poluição visual no hipercentro de Belo Horizonte.
“A população merece uma cidade com menos poluição visual”, disse.  

Estiveram presentes também os vereadores Elaine Matozinhos (PTB),  Wellington Magalhães (PMN), Tarcísio Caixeta (PT), Wagner Messias ‘Preto’ (DEM) e Autair Gomes (PSC). Compôs ainda a mesa a secretária municipal adjunta de Regulação Urbana, Ana Maria Ferreira Saraiva.

Informações no gabinete do vereador Anselmo José Domingos (3555-1172/3555-1173) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1416).