HONRA AO MÉRITO

Mulheres Militares da Aeronáutica são homenageadas na CMBH

Presidente Totó Teixeira entrega Diploma de Honra ao Mérito às mulheres militares da Aeronáutica A Câmara Municipal comemorou os 25 anos do ingresso da mulher militar na Aeronáutica.  A pedido do presidente da Casa, vereador Totó Teixeira (PR), foi realizada uma reunião especial, no plenário Amynthas de Barros, que contou com a presença do Comand
domingo, 19 Agosto, 2007 - 21:00
Presidente Totó Teixeira entrega Diploma de Honra ao Mérito às mulheres militares da Aeronáutica A Câmara Municipal comemorou os 25 anos do ingresso da mulher militar na Aeronáutica.  A pedido do presidente da Casa, vereador Totó Teixeira (PR), foi realizada uma reunião especial, no plenário Amynthas de Barros, que contou com a presença do Comandante da 4ª Região Militar e 4ª Divisão do Exército, General de Divisão João Roberto de Oliveira, e do vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Juiz Doorgal Borges de Andrada.

A solenidade, realizada no dia 16 de agosto, foi presidida pelo vereador Henrique Braga (PSDB), teve início às 20h30, com a execução do Hino Nacional pela banda “Asas de Minas”, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Em discurso, o vereador declarou que o povo de Belo Horizonte sente-se honrado em homenagear a mulher militar.

Conquista

O vereador Totó Teixeira ressaltou a postura combativa da mulher brasileira, apontando seu progressivo avanço em todas as profissões. Em 1981, foi promulgada a Lei 6.924/81, na qual se criava o corpo feminino da reserva da Aeronáutica, onde as mulheres exerciam atividades nas áreas de Pedagogia e Enfermagem. Com o passar dos anos, elas foram se graduando em outras profissões, até estarem presentes em todos os setores da Aeronáutica.

Totó Teixeira destacou que Minas Gerais foi o primeiro estado onde a CIAAR abriu as portas para as mulheres. Desejou  êxito e realizações a todas as militares da aeronáutica.

Durante a reunião, foi exibido o filme “Mulher, sexo frágil?”. As oficiais e graduadas da Aeronáutica e do Parque de Material Aeronáutica de Lagoa Santa receberam o Diploma de Honra ao Mérito das mãos do presidente da CMBH.

Agradecimentos

A Major Psicóloga Martha Saraiva de Carvalho agradeceu a homenagem, em nome de todas as militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Em depoimento, destacou o importante papel das primeiras mulheres que ingressaram nos diversos campos de atuação profissional da FAB:

“Com sensibilidade e idealismo elas escreveram, naquela ocasião, uma história de marcantes conquistas dentro de um universo predominantemente masculino. Hoje, a presença da mulher nas Forças Armadas não é mais um fato inusitado”, afirmou a major Martha. Como uma das pioneiras, ela ressaltou que esta é uma comemoração especial. “Atualmente, com a presença de cerca de 4 mil mulheres militares, já está consolidado, de forma definitiva, o lugar feminino nas fileiras da Força Aérea Brasileira”.

Informações no gabinete do vereador Totó Teixeira (3555-1101)