Cidadania honorária para Brigadeiro-do-Ar



Durante a solenidade, várias mensagens foram dedicadas ao homenageado, e o Hino Nacional foi executado pela Banda de Música Asas de Minas. Em discurso, Silvinho Rezende ressaltou a relevância da entrega do título, tendo em vista os serviços prestados pelo Brigadeiro aos belo-horizontinos.
Ao saudar o homenageado, o presidente Totó Teixeira destacou o brilhantismo da carreira de Antônio Franciscangelis na Aeronáutica e elogiou o seu posicionamento em relação aos problemas ocorridos, atualmente, no sistema de transporte aéreo do país.
Natural de Americana, São Paulo, o Brigadeiro recebeu, ao longo de sua carreira, diversas condecorações. Ocupou, também, cargos de destaque dentro da Aeronáutica, entre eles, o de Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea e Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington.
Agradecimento
Após receber o diploma, o Brigadeiro Franciscangelis agradeceu ao vereador Totó Teixeira e ao povo de Belo Horizonte e disse que o título de cidadão honorário simboliza “a renovação do compromisso de defesa da cidadania, do respeito às leis, do cumprimento de deveres, e da prática da solidariedade”. Dedicou a homenagem a seus familiares e aos integrantes da Aeronáutica, especialmente aos que atuam na capital.
Estiveram presentes o diretor Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar Antônio Pinto Macedo; o diretor de Intendência da Aeronáutica, Major Brigadeiro Intendente Elizeu Mendes Barbosa; o comandante da Universidade da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Louis Jackson Josuá Costa; o desembargador Luíz Aldebert Delage Filho; Mário Lúcio Alves de Araújo, representante do Comandante da 4ª Região Militar e 4ª Divisão de Exército; a procuradora de Justiça Ruth Lies Scholte Carvalho; a superintendente Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Sônia Estela de Melo e o prefeito do Município de Americana, Erich Heltz Júnior.