MEIO AMBIENTE

Mudanças climáticas no planeta

Audiência pública da Comissão de Administração Pública A utilização da energia solar também foi tema de audiência pública no último dia 20, na Câmara Municipal, dentro das discussões sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta.

domingo, 8 Julho, 2007 - 21:00

Audiência pública da Comissão de Administração Pública A utilização da energia solar também foi tema de audiência pública no último dia 20, na Câmara Municipal, dentro das discussões sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta.

“Belo Horizonte é privilegiada pela energia solar, um recurso natural que precisa ser estendido aos menos favorecidos, com a sua utilização na construção de casas”, disse o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos (PV), presente à audiência.

Além dos vereadores Hugo Thomé (PMN), Paulo Augusto dos Santos, ‘Paulão’ (PC do B) e Neila Batista (PT), o encontro contou com a presença do técnico de saneamento da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Omar de Carvalho Gomes Filho.

O Comitê de Mudanças Climáticas é coordenado pelo vice-prefeito, com a secretária Municipal Adjunta de Meio Ambiente, Flávia Mourão Parreira do Amaral, e por outros representantes das secretarias estaduais e municipais.

O prefeito Fernando Pimentel (PT) criou o Comitê, observando a necessidade da implementação de políticas públicas municipais dentro desse contexto, em parceria com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, como forma de consolidar as propostas da Conferência das Partes e do Protocolo de Kyoto.

Entre as ações desenvolvidas estão o incentivo ao uso de ciclovia, em parceria com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e a ampliação e recomposição dos 55 parques da capital.  

Meio Ambiente

Ronaldo Vasconellos informou que a PBH tem uma boa estrutura no que se refere ao Meio Ambiente, “mas precisamos buscar novos caminhos sobre as questões ambientais”.

O vereador Paulão destacou a importância do comitê municipal, principalmente no aterro sanitário de Fátima, em Sabará e em Venda Nova.

O técnico de saneamento, Omar Gomes Filho, disse que a Copasa está investindo no tratamento de esgoto. “Estive no bairro 1º de Maio, no início das obras e, quando eu voltei, quinze dias depois, a água já estava clara”, explicou. 

Informações nos gabinetes dos vereadores Hugo Thomé (3555-1128/1211) Neila Batista (3555-1182/1183) e Paulão (3555-1192/1193)