Notícias da Câmara - 30/10/06

Segurança para moradores e pedestres da região Oeste de BH reúne especialistas em engenharia de trânsito, moradores e parlamentaresAcabar com os acidentes na avenida Vereador Cícero Idelfonso, antiga rua Delta, no bairro João Pinheiro, na região Oeste. Co

O presidente da Comissão, vereador Wagner Messias, o ‘Preto’ (PFL) e os demais membros vereadores Anselmo Domingos (PTC) e Totó Teixeira (PMDB), convocaram a diretoria da BHTrans para que, junto com a comunidade, encontrassem formas para acabar com os acidentes diários ali registrados.


Curvas

domingo, 29 Outubro, 2006 - 21:00
O presidente da Comissão, vereador Wagner Messias, o ‘Preto’ (PFL) e os demais membros vereadores Anselmo Domingos (PTC) e Totó Teixeira (PMDB), convocaram a diretoria da BHTrans para que, junto com a comunidade, encontrassem formas para acabar com os acidentes diários ali registrados.


Curvas

Quem sai da BR-040, sentido Via Expressa, depara com declive seguido de curvas acentuadas. O trecho, ao que parece, mal projetado, gera acidentes com vítimas fatais. Os moradores e comerciantes Paulo Monteiro e Marco Antônio reclamaram dos prejuízos para os comerciantes da avenida Vereador Cícero Idelfonso.


Roleta russa

“Estacionar e atravessar aqui tornou-se uma roleta russa.”, afirmou Paulo Monteiro que já teve sua loja atingida por carros e caminhões desgovernados. Marco Antônio, empresário do ramo de informática, disse que os postes de luz, atingidos constantemente nos acidentes, acarretam prejuízo ao negócio dele que depende da luz, internet e telefone.

Vítimas fatais

Moradora há 20 anos no local, Denise Gonçalves, providencia documentação para venda de seu imóvel. O motivo: alto risco diante dos inúmeros desastres e acidentes.  “Um carro bateu no muro e quase atingiu minha filha de 6 anos que brincava na escada.” – contou ao lembrar que “só no mês de outubro, foram 4 acidentes com vítimas fatais”.

Horário de pico

Presente a Audiência o vereador Elias Murad (PSDB) destacou a importância da regularização do tráfego de veículos pesados em horário de pico, em Belo Horizonte.

Proporção

Marcos Fontoura, diretor de Ação e Operação de Trânsito da BHTrans, alertou para o crescimento da frota de veículos da capital, que hoje é de 1 carro para 3 habitantes. O índice de acidentes fatais é de 2,05 para 10 veículos, considerado um dos menores do País.

Prazo final

Garantiu que os estudos, para fazer com que a via arterial da avenida Vereador Cícero Idelfonso volte à sua origem de via urbana, já estão sendo feitos pelos técnicos da BHTrans. E se comprometeu a dar uma resposta oficial  no prazo máximo, 15 dias.

Informações nos gabinetes dos vereadores: Wagner Messias ‘Preto’ (3555-1176/1177); Anselmo José Domingos (3555-1172/1173); Totó Teixeira (3555-1174/1175); e Elias Murad (3555-1301/1302)

Frente Parlamentar enfrenta drama dos desaparecidos

A Câmara Municipal de Belo Horizonte lançou, oficialmente, nesta segunda-feira, 30 de outubro, “A Frente Parlamentar para Tratar Questões Relacionadas às Pessoas Desaparecidas”. A iniciativa é do vereador Fred Costa (PSB) e conta com o apoio de todos os 41 vereadores da Casa.

A proposta surgiu em audiência pública realizada no último dia 19. Tem como objetivo sensibilizar a população e autoridades para o grave problema dos desaparecidos e o drama enfrentado por suas famílias.

Segundo dados da Polícia Civil, atualmente existem 1.051 desaparecidos em Minas Gerais. As causas podem ser: fuga de crianças e adolescentes, desaparecimento envolvendo pessoas com problemas psicológicos, trabalho escravo e tráfico sexual.

Políticas Públicas

 “O momento é oportuno para aprovar emendas coletivas ao Orçamento Municipal com o objetivo de destinar verbas para desenvolver políticas públicas relacionadas ao tema”, ressaltou Fred Costa.

Presentes à reunião os vereradores Wagner Messias, ‘Preto’ (PFL), Paulo Augusto dos Santos, ‘Paulão’ (PCdoB), Luzia Ferreira (PPS), Valdir Antero Vieira, ‘Índio’ (PRTB), Neusinha Santos (PT)  e Paulo Lamac ((PTN).

Fred Costa também é autor do projeto de lei 714/05, que institui o Sistema de Comunicação e Cadastro de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, que segue para o plenário para ser votado em primeiro turno.

O parlamentar lembrou que muitos instrumentos podem ser utilizados para evitar  esse tipo de violência: inserção de fotos dos desaparecidos nos contra-cheques dos servidores públicos, proposta já em negociação com a diretoria da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), e distribuição de cartilhas nas escolas municipais com dicas de segurança para alunos e familiares.

O presidente da Câmara, Silvinho Rezende (PTN), sensível ao drama das vítimas e familiares, disponibilizou o espaço da Casa para afixar cartazes com fotos dos desaparecidos. A TV Câmara também vai divulgar as fotos durante a sua programação.

Trabalho preventivo

O vereador ‘Preto’ sugeriu que o trabalho também pode ser amplamente divulgado em locais de grande circulação de pessoas, como a Feira de Artes e Artesanato, na avenida Afonso Pena, e nos jogos do Mineirão. “É uma ação que deve ser, sobretudo, preventiva, e em parceria com a Polícia Civil”, lembrou.

A vereadora Sílvia Helena (PPS) ressaltou: “A situação das famílias é de extremo sofrimento e essa é uma questão de Direitos Humanos e Justiça Social”. O sentimento de solidariedade, de acordo com o vereador ‘Paulão’ (PCdoB), é que mobilizou a Câmara no sentido de dar a sua parcela de contribuição.

“Os espaços para a divulgação são inúmeros, podendo ser utilizados ônibus intermunicipais e interestaduais, além de buscar outras parcerias que possam sensibilizar e informar a população sobre o problema”, sugeriu Paulão.      

Para o vereador Paulo Lamac, é preciso esclarecer os reais motivos dos desaparecimentos. “BH saberá contribuir de forma efetiva no combate a este tipo de violência”.

A líder de Governo na Câmara, Neusinha Santos frisou: “Essa é uma matéria pertinente à Câmara, um problema político que deve ser resolvido em conjunto com os governos municipal, estadual e federal”.

Informações nos gabinetes dos vereadores: Fred Costa (35551305/1306); Wagner Messias ‘Preto’ (3555-1176/1177); Paulo Augusto dos Santos ‘Paulão’ (3555-1192/1193); Silvinho Rezende (3555-1147/1148); Luzia Ferreira (3555-1303/1304); Sílvia Helena (3555-1196/1197); Valdir Antero Vieira ‘Índio’ (3555-1180/1181); Neusinha Santos (3555-1149/1150); e Paulo Lamac (3555-1188/1189)

Alerta sobre seguro e produtos em oferta passam pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor

Entre os assuntos debatidos na última reunião da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, destacam-se dois projetos do vereador Balbino (PAN), que receberam pareceres favoráveis.

O projeto 1078/06, altera o art. 1º da Lei 8.015, de 26 de maio de 2000. Pela matéria, os hospitais, postos de saúde, ambulatórios e demais estabelecimentos de saúde, públicos e privados, postos militares e funerários do Município serão obrigados a manter afixados, em local visível, orientações sobre o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

As orientações deverão conter os seguintes dizeres: “Cuide de seus interesses você mesmo”.

“Não importa quantas vítimas o acidente provoque. Muitas pessoas deixam de receber o seguro por falta de informação. O que este projeto faz é informar. Este infelizmente é um país sedento por informação”, avalia o vereador Balbino.

Produtos em oferta

O projeto 1069/06 determina que os estabelecimentos comerciais, ao anunciarem produtos em oferta, coloquem em destaque, as respectivas datas de vencimento. A matéria visa implementar medidas em favor do consumidor, nos termos da Lei 8078 de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor).

Informações no gabinete do vereador Balbino (3555-1107/1126)