Balanço 2022

 

Este conteúdo especial traz um balanço da atuação da Câmara Municipal no ano de 2022. Por meio do menu lateral poderão ser encontrados leis, projetos, indicações, audiências públicas, visitas técnicas e pedidos de informação sobre os seguintes temas: Transporte; Pessoa com deficiência; Mulheres; Animais; Economia; Igualdade Racial; Educação; Fiscalização e Transparência; Meio Ambiente; e Saúde. Além disso, também estão disponibilizadas informações sobre as emendas impositivas, instrumento por meio do qual os parlamentares decidiram sobre a alocação de 0,9% da receita corrente líquida do Município.

Ainda em relação ao balanço das atividades legislativas é possível perceber por meio da tabela abaixo que 98 projetos foram transformados em leis em 2022. Além disso, foram criadas no ano passado quatro resoluções e uma emenda à Lei Orgânica do Município.

Também em 2022 as 110 reuniões ordinárias de Plenário obtiveram o quórum necessário para sua realização, o mesmo tendo ocorrido em relação às duas reuniões extraordinárias.

Em relação às audiências públicas e seminários, 115 atividades dessa natureza foram realizadas em 2022, tendo a Comissão de Educação sido aquela com o maior número delas (23), seguida pelas Comissões de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, que tiveram, respectivamente, 19 e 17 reuniões com audiências ou seminários. 

Também em 2022 foram aprovadas 607 visitas técnicas, que permitiram que os vereadores conhecessem in loco as necessidades dos cidadãos e trabalhassem pelo atendimento de diferentes demandas, o que fez da Câmara um poder ainda mais próximo da população por ela representada. 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico foi a responsável pelo maior número de visitas técnicas aprovadas (291). Em segundo lugar, aparece a Comissão de Saúde, que deu aval a 160 requerimentos para a realização desse tipo de atividade. Já a Comissão de Meio Ambiente aparece em terceiro lugar como o colegiado com o maior número de visitas técnicas aprovadas. 

Conforme a tabela abaixo, é possível perceber que a Câmara recebeu 3.554 proposições apenas no ano passado. Desse total, 202 dizem respeito a projetos de lei, cinco a projetos de resolução e duas são Propostas de Emenda à Lei Orgânica. Além disso, como é possível perceber por meio da tabela, as comissões receberam 2007 requerimentos tratando de questões como realização de visitas técnicas, audiências públicas e pedidos de informação. Ainda em 2022, a Câmara Municipal recebeu 740 emendas ou subemendas a proposições legislativas apresentadas por comissões, vereadores ou pelo Poder Executivo.